A equipe técnica da Agência Municipal de Turismo (Agtur) participou da primeira capacitação presencial oferecida pelo Ministério do Turismo (MTur) para qualificar as cidades participantes sobre o projeto Estratégia Nacional Destino Turístico Inteligente (DTI) Brasil, seus processos e etapas, bem como abrir um espaço de diálogo entre os destinos selecionados para esta fase.
O encontro presencial aconteceu entre os dias 19 e 21 de junho, na sede do MTur, em Brasília com as cidades escolhidas que foram: Foz do Iguaçu/PR, Goiânia/GO, Ponta Grossa/PR, Santos/SP, Joinville/SC, Vila Velha/ES, Fortaleza/CE, São Luís/MA, Gramado/RS e Bonito/MS).
Esta é a segunda vez que Palmas participa do projeto Estratégia Nacional DTI Brasil , uma vez que foi selecionada para a primeira etapa, sendo uma das primeiras cidades do país a iniciar a capacitação, ainda no modelo on-line, em agosto de 2021. Palmas fez parte do projeto-piloto com outras dez cidades e na época recebeu certificado de ‘DTI em Transformação’.
Capacitação
A capacitação foi iniciada com a apresentação do Instituto Ciudades del Futuro, parceiro do MTur na iniciativa. Na qualificação, os representantes dos municípios puderam aprender sobre temas relacionados à Estratégia Nacional, como os requisitos a serem cumpridos, a apresentação do projeto-piloto, e a apresentação de programas e projetos do MTur relacionados ao DTI Brasil, como o Fundo Geral do Turismo ( Fungetur). O encontro também foi momento para troca de ideias, oficinas e plantão para tirar dúvidas.
Após a primeira capacitação, o Projeto terá continuidade por meio de outros treinamentos, além do acompanhamento e avaliação realizados por técnicos do Ministério, que visitarão os municípios, verificando o andamento do projeto e emitindo, ao final de cada visita, um relatório conclusivo. Portanto, as cidades passarão por um diagnóstico que apontará uma estratégia para o desenvolvimento do turismo local.
É importante ressaltar que os municípios selecionados só receberão o certificado de “DTI em Transformação” (o que não significa que sejam destinos turísticos inteligentes, mas que estão no caminho para essa transformação) após completarem o seu Plano de Transformação.
Com a implantação do projeto, a cidade pretende oferecer aos seus visitantes produtos e experiências inovadoras e de qualidade, tendo como base a estruturação e a convergência desses pilares: governança; inovação; tecnologia; sustentabilidade; acessibilidade; promoção e marketing; criatividade; segurança, mobilidade e transporte.
O presidente da Agtur, Giovanni Assis, ressalta a importância da participação de todas as pastas da gestão, para a implantação total do DTI em Palmas. “Ser um destino-piloto é muito importante para entendermos como é a complexidade de nos transformarmos em DTI. Precisa haver conectividade e intersetorialidade entre todas as secretarias, por isso, é preciso que haja uma vontade política da gestão. Isso é uma vontade da Prefeita, pois se trata de segurança, saúde, transporte, criatividade e cultura, são eixos que perpassam por todos os campos e assuntos de uma gestão municipal”, disse.
O que é um DTI
Para ser um Destino Turístico Inteligente (DTI), o município precisa ser um espaço turístico inovador, acessível a todos, consolidado sobre uma infraestrutura tecnológica que garante o desenvolvimento sustentável do território, que facilita a interação e integração do visitante com o entorno e incrementa a qualidade da sua experiência no destino e a qualidade de vida dos residentes.
Os municípios participantes foram selecionados a partir de critérios como existência de policiamento turístico, plano de mobilidade, programa ou plano estratégico de cidade sustentável e/ou cidade inteligente, ações ou projetos relacionados ao desenvolvimento da economia criativa no destino, entre outros quesitos.