Nesta quinta-feira, 29, foi a vez do município de Gurupi conhecer as funcionalidades do aplicativo Fale com a Ouvidoria. A apresentação foi feita pelo ouvidor da Secretaria da Segurança Pública do Tocantins (SSP-TO), Nelson Tavares, e pelo assessor de Tecnologia da Informação da SSP/TO, Rodrigo Barbosa Rodrigues, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil – subseção Gurupi.
Na ocasião, os servidores explicaram aos presentes que a ferramenta já está disponível para download e permite que o cidadão faça denúncias, reclamações, elogios e/ou sugestões, inclusive de forma anônima.
“Estamos com uma agenda de percorrer as regionais do Estado mostrando de perto aos servidores e a comunidade o funcionamento deste aplicativo que tem ajudado a gestão de muitas formas. Trata-se de um aplicativo que foi todo construído pela Tecnologia da Segurança Pública, um trabalho pioneiro que faz uso de QR Code. Estamos muito felizes em fazer esse contato com a população e poder mostrar esse genho”, disse o ouvidor Nelson Tavares.
Presente à reunião, o delegado da 86° Delegacia de Polícia, Alicindo Augusto, também destacou a importância da ferramenta. “A população precisa ter canais de comunicação e essa nova ferramenta vem fortalecer esse elo. Através desses registros a própria secretaria vai poder identificar possíveis gargalos e buscar resolver da melhor forma possível”, disse.
Representando o secretário da Segurança Pública, Wlademir Mota Oliveira, o superintendente de Polícia Científica, Alexandre Agreli, lembrou que são importantes essas ações de apresentação da ferramenta. “A população, que é a maior beneficiada, precisa conhecer para conseguir utilizar esse serviço tão importante. Ouvindo o cidadão podemos aprimorar ainda mais os trabalhos, o que é uma orientação do secretário Wlademir. As reclamações permitem consertar erros e os elogios dão estímulo para um trabalho cada vez mais bem feito”, destacou.
O assessor de Tecnologia Rodrigo Barbosa ainda reforçou que o Fale com a Ouvidoria já contabilizou centenas de acessos e que a divulgação que vem sendo feita deve ampliar este número. “Quanto mais pessoas tiverem conhecimento sobre esta ferramenta, mais teremos informações para subsidiar ações e mais retorno relativo a suas demandas a comunidade vai ter”, disse.
Antes de chegar a Gurupi, a ferramenta já foi apresentada em Guaraí e Pedro Afonso. Esses encontros irão ocorrer em todas as regionais do Estado, com distribuição de material publicitário e orientação sobre como manusear a ferramenta.
O evento de lançamento contou com as presenças do Tenente-Coronel do 4º Batalhão da Polícia Militar, Weslley Dias Costa; do presidente da OAB – subseção Gurupi, Vítor Augusto Schmitz; dentre outras autoridades locais.