As ações da Operação Shamar seguem a todo vapor na região sudeste do Tocantins, sob a coordenação da delegada Vanusa Regina de Carvalho Nunes, titular da 11ª Delegacia de Atendimento à Mulher e Vulneráveis (11ª DEAMV – Arraias). Até o momento foram instaurados sete inquéritos policiais, sendo um já concluído, realizadas 12 oitivas, bem como realizado o monitoramento de 12 medidas protetivas de urgência.
As equipes iniciaram os trabalhos na última segunda-feira, 21, percorrendo os municípios de Dianópolis, Novo Jardim e Rio da Conceição. “Estamos fiscalizando todas as situações de cumprimento de medidas protetivas de urgência na região, instaurando inquéritos quando necessário e fazendo ações educativas como palestras, à exemplo da palestra que realizamos para mulheres no município de Novo Jardim”, destaca a delegada.
Durante a palestra, a delegada Vanusa falou sobre a criação da Lei Maria da Penha, quais os tipos de violência doméstica e familiar e quais os canais de denúncia. “É importante que as mulheres saibam reconhecer se estão ou não sofrendo algum tipo de violência e saberem que a Polícia Civil está aqui para ajudá-las a sair desse ciclo de violência”, ressalta.
As ações resultaram ainda na expedição de três ofícios, 17 boletins despachados e seis ordens de missões expedidas. “Na parte da tarde de hoje, vamos dar continuidade às ações de fiscalização de medidas protetivas”, informa.