Abandono do sedentarismo, dieta rica em vegetais, legumes e frutas e prática regular de exercícios são fundamentais para prevenção de doenças cardiovasculares. A Secretaria Municipal da Saúde (Semus) reforça o alerta para esta sexta-feira, 29, em que é celebrado o Dia Mundial do Coração.
De acordo com a nutricionista da Semus, Lucia Gratão, os principais fatores de risco associados a eventos cardiovasculares incluem hipertensão, diabetes, níveis elevados de gordura no sangue (dislipidemia), histórico familiar, estresse, tabagismo, excesso de peso, sedentarismo, consumo de alimentos ultraprocessados e doenças da tireoide. “Muitas vezes a rotina faz com que as pessoas esqueçam da importância no seu cuidado com a saúde, mas é importante essa atenção”.
Ainda de acordo com a nutricionista, as Unidades de Saúde da Família (USFs) de Palmas oferecem diversos serviços para a população, com atendimento multiprofissional que inclui: nutricionista, médico da saúde da família, enfermeiro, profissional de educação física, fisioterapeuta e psicólogos. “Essa equipe oferta diversas atividades coletivas e individuais, além de promover ações que mobilizam os usuários para a prevenção de doenças crônicas como as doenças cardiovasculares”, explica.
A especialista aconselha que antes de iniciar atividades físicas é importante buscar orientação médica para verificar a saúde do coração e, assim, evitar surpresas. “Precisamos cuidar deste bem tão precioso e a alimentação e atividade física são fundamentais, mas é necessário buscar orientação médica”, ressalta.
Alerta
Segundo dados do Ministério da Saúde (MS) as doenças do coração estão entre as principais causas de morte no país, sendo responsáveis 30% dos óbitos no Brasil, o que corresponde a 400 mil mortes por ano.