Um total de 4.261 gurupienses foram as urnas neste domingo, 01, para escolherem os novos membros do Conselho Tutelar de Gurupi. A apuração foi realizada no domingo, mas o resultado oficial foi divulgado nesta segunda-feira, 02, pelo Ministério Público do Tocantins (MPTO) que ficou responsável pela contagem e conferência dos Boletins de Urnas.
Uma instabilidade no sistema atrasou a divulgação do resultado oficial. “O MPTO, após conferência do sistema IntegraVoto, constatou que não foi lançado na plataforma o resultado das urnas 5,8 e 10 que estavam localizadas no Colégio Paroquial Fé e Alegria Bernardo Sayão. O problema ocorreu devido a uma instabilidade o sistema, mas na manhã de hoje, os dados das três urnas foram inseridos e foi realizada a contagem manual de todos os Boletins de Urnas impressos das 41 sessões de votação”, disse em nota o MPTO.
A eleição foi organizada pela Prefeitura de Gurupi por meio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) com o apoio do MPTO.
Resultados
Os 5 conselheiros eleitos são: Carlos Eduardo, Lauro Júnior, Sônia Segger, Liliane Luz e José Guimarães e tomarão posse no dia 10 de janeiro de 2024. Os outros 5 candidatos ficaram como suplentes. O mandato é de quatro anos.
Carlos Eduardo concorreu ao pleito pela primeira vez e comentou sobre a responsabilidade em assumir a função. “Me sinto encorajado e preparado para assumir essa importante missão de lutar pela garantia dos direitos da criança e do adolescente com respeito e lealdade. Agradeço aos que confiaram em mim para esta missão”.
O conselheiro José Guimarães já soma mais de 15 anos de atuação no Conselho Tutelar de Gurupi. “Meu primeiro mandato como conselheiro foi de 2003 e de lá para cá sempre estive nessa missão, já fui também presidente do CMDCA, e estou muito feliz em poder continuar servindo este órgão tão importante para nossa sociedade”, enfatizou.
Eleitos
Carlos Eduardo – 850 votos
Lauro Junior- 680 votos
Sônia Segger – 565 votos
Liliane Luz – 467 votos
José Guimarães – 450 votos
Suplentes
Regina Ferreira – 434 votos
Lamuel Estevam – 363 votos
Leonita Guimarães – 215 votos
Maristela Disconzi – 120 votos
Ana Célia Rodrigues – 117 votos
Atribuições dos conselheiros tutelares
O Conselho Tutelar é um órgão autônomo e permanente que tem como missão garantir o cumprimento dos direitos das crianças e dos adolescentes. Dentre as atribuições do conselheiro, conforme o ECA estão: fiscalizar outros órgãos e instituições; aplicar medidas protetivas, atender reclamações, reivindicações e solicitações feitas pelas crianças, adolescentes, famílias, comunidades e cidadãos; escutar, orientar, aconselhar, encaminhar e acompanhar os casos; contribuir para o planejamento e a formulação de políticas e planos municipais de atendimento à criança, ao adolescente e às suas famílias.