logo

Prefeitura de Gurupi divulga resultado da eleição do Conselho Tutelar

Um total de 4.261 gurupienses foram as urnas neste domingo, 01, para escolherem os novos membros do Conselho Tutelar de Gurupi. A apuração foi realizada no domingo, mas o resultado oficial foi divulgado nesta segunda-feira, 02, pelo Ministério Público do Tocantins (MPTO) que ficou responsável pela contagem e conferência dos Boletins de Urnas.

Uma instabilidade no sistema atrasou a divulgação do resultado oficial. “O MPTO, após conferência do sistema IntegraVoto, constatou que não foi lançado na plataforma o resultado das urnas 5,8 e 10 que estavam localizadas no Colégio Paroquial Fé e Alegria Bernardo Sayão. O problema ocorreu devido a uma instabilidade o sistema, mas na manhã de hoje, os dados das três urnas foram inseridos e foi realizada a contagem manual de todos os Boletins de Urnas impressos das 41 sessões de votação”, disse em nota o MPTO.

A eleição foi organizada pela Prefeitura de Gurupi por meio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) com o apoio do MPTO.

Resultados

Os 5 conselheiros eleitos são: Carlos Eduardo, Lauro Júnior, Sônia Segger, Liliane Luz e José Guimarães e tomarão posse no dia 10 de janeiro de 2024. Os outros 5 candidatos ficaram como suplentes. O mandato é de quatro anos.

Carlos Eduardo concorreu ao pleito pela primeira vez e comentou sobre a responsabilidade em assumir a função. “Me sinto encorajado e preparado para assumir essa importante missão de lutar pela garantia dos direitos da criança e do adolescente com respeito e lealdade. Agradeço aos que confiaram em mim para esta missão”.

O conselheiro José Guimarães já soma mais de 15 anos de atuação no Conselho Tutelar de Gurupi. “Meu primeiro mandato como conselheiro foi de 2003 e de lá para cá sempre estive nessa missão, já fui também presidente do CMDCA, e estou muito feliz em poder continuar servindo este órgão tão importante para nossa sociedade”, enfatizou.

Eleitos

Carlos Eduardo – 850 votos
Lauro Junior- 680 votos
Sônia Segger – 565 votos
Liliane Luz – 467 votos
José Guimarães – 450 votos

Suplentes

Regina Ferreira – 434 votos
Lamuel Estevam – 363 votos
Leonita Guimarães – 215 votos
Maristela Disconzi – 120 votos
Ana Célia Rodrigues – 117 votos

Atribuições dos conselheiros tutelares

O Conselho Tutelar é um órgão autônomo e permanente que tem como missão garantir o cumprimento dos direitos das crianças e dos adolescentes. Dentre as atribuições do conselheiro, conforme o ECA estão: fiscalizar outros órgãos e instituições; aplicar medidas protetivas, atender reclamações, reivindicações e solicitações feitas pelas crianças, adolescentes, famílias, comunidades e cidadãos; escutar, orientar, aconselhar, encaminhar e acompanhar os casos; contribuir para o planejamento e a formulação de políticas e planos municipais de atendimento à criança, ao adolescente e às suas famílias.

* Os comentários aqui postados são de inteira responsabilidade de seus autores, não havendo nenhum vínculo de opinião com a Redação da equipe do Portal Tocantins News. Obrigado.