Os radares são equipamentos que orientam os motoristas sobre velocidades máximas permitidas nas vias, conforme estudos de engenharia de trânsito que visam reduzir acidentes.
Em Palmas, nesta quinta-feira, 19 de outubro, três radares eletrônicos que passaram por reparos serão verificados pela Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Estado do Tocantins (AEM-TO), órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). A ação atende ao Regulamento Técnico Metrológico, aprovado pela Portaria do Inmetro nº 544/2014, referente à obrigatoriedade de verificação de radares de velocidade em instrumentos de medição de velocidade.
De acordo com a presidente da Agência de Metrologia, Grazielly Oliveira, “o radar, enquanto instrumento metrológico é, também, um importante item de segurança para os motoristas. Ele mantém o alerta sobre a velocidade, e considera todos os riscos que a via pode ofertar a motoristas, passageiros, pedestres e ciclistas”, destaca a gestora.
Instrumentos passaram por reparos e devem ser verificados
De acordo com os técnicos de instrumentos da Agência de Metrologia, os instrumentos medidores de Palmas que serão aferidos permitem a velocidade entre 60 Km e 80 km nas vias públicas urbanas e rodovias.
O objetivo da ação é atestar a leitura dos medidores de velocidade para veículos automotores em conformidade com a velocidade permitida nas vias, bem como verificar se a velocidade que os radares marcam dos veículos que estão passando por ele está correta e se estão de acordo com o verificado pelo Inmetro.
Para fazer essa vistoria dos radares, um veículo oficial da AEM passa pelo medidor de velocidade, em média cinco vezes em cada radar, com um aparelho que é calibrado pelo Inmetro e que ao passar pela barreira eletrônica, compara a velocidade fornecida pelo radar com a do veículo. De acordo com os dados encontrados na vistoria, com base nessa equiparação, o radar pode ser aprovado ou reprovado.
Para o funcionamento, os instrumentos medidores de velocidade devem ter seu modelo aprovado pelo Inmetro, atendendo à legislação metrológica em vigor e aos requisitos estabelecidos na resolução do Contran.
Isolamento do Trânsito
É importante que os motoristas estejam atentos ao isolamento do trânsito durante a Verificação Inicial dos radares, que dura em média uma hora e vinte minutos.
Quinta-feira, 19 de Outubro
09h00 – Av. Taquaruçu – Sentido Leste
10h00 – TO-010 Km 2,5
11h00 – TO-010 Km 3,04