Secretaria informou que filas se formaram porque muitas pessoas queriam vagas em uma mesma unidade. Município garantiu que não vão faltar vagas na cidade.
Muitos pais e responsáveis por crianças resolveram dormir em filas para garantir vagas em escolas de Gurupi, no sul do estado. O período de matrículas para novatos começou nesta segunda-feira (6). A moradora Lauane Milhomem gravou um vídeo mostrando uma das unidades lotada ainda na noite de domingo (5).
“Olha só, gente, agora são 20h17 e já tem gente aqui na fila na escola municipal Lenival Correia Ferreira por conta de uma vaga. Olha só o tanto de gente que já tem aqui. Isso é uma vergonha”, lamentou.
Ela conta que conseguiu uma vaga para o sobrinho, no 5º do ensino fundamental, mas nem todo mundo teve a mesma sorte. O pedreiro Luiz Martins, por exemplo, só conseguiu vaga para um dos filhos. “Eu passei a noite aqui, mas já tinha muita gente esperando. Eu não dormi aqui e vim cedo tentar uma vaga, mas estavam preenchidas as vagas. Agora vou procurar outro colégio”, disse.
A Secretaria Municipal de Saúde disse que às vezes ocorrem filas porque os pais querem uma vaga em determina escola e vão para a unidade escolhida por conta própria. Porém, afirmou que a rede não enfrenta problemas com relação à falta de vagas.
Por outro lado, algumas unidades tiveram movimentação muito tranquila na manhã desta segunda-feira (6). A dona de casa Lucivânia Pereira aproveitou para ver a escola onde o filho vai estudar. “O setor merece, a população merece porque a gente paga tanto imposto e receber um retorno desse é gratificante pra gente”, comentou.
As matrículas seguem até o próximo dia 15 de janeiro.