A Secretaria da Segurança Pública do Tocantins (SSP/TO) está recebendo o coordenador geral de Operações Integradas e Combate ao Crime Organizado (CGO-Diopi/SENASP), Carlos Augusto do Prado Bock, para reunião técnica da Operação Paz e visitas em unidades operacionais. A Operação Paz concentra esforços da Polícia Civil, Militar e Polícia Rodoviária Federal (PRF) em ações de inteligência, investigação, repressão e prevenção da ocorrência de mortes violentas intencionais com o objetivo de diminuir os índices.
Na manhã desta segunda-feira, 30, o coordenador foi recebido pelo secretário da Segurança Pública, Wlademir Mota, e equipe técnica da SSP/TO, ocasião em que foi destacado o papel positivo da operação no Estado. “O apoio que temos recebido do Ministério da Justiça, a exemplo dessa operação, tem sido preponderante para os resultados positivos. Além disso, a integração entre as forças também vêm sendo cada vez mais efetiva e beneficiando diretamente a população”, destacou o secretário.
O coordenador Carlos Bock também reforçou a importância da integração entre as áreas de Inteligência e de Operações. “Precisamos cada vez mais unir informações e ter proximidade sinérgica entre essas áreas. Sabemos que isso exige uma mudança cultural, mas ela é necessária e temos trabalhado nisso”, afirmou.
Ainda neste primeiro encontro, o secretário Wlademir apresentou o projeto de construção da Cidade da Polícia de Palmas. Logo após, a equipe seguiu para visita às instalações do prédio onde funciona a Cidade da Polícia.
Reunião técnica
Já no período da tarde, o coordenador participou de reunião técnica da Operação Paz, que contou com a participação das forças de segurança que atuam na ação. Na ocasião, os representantes de cada força apresentaram métodos e estratégias empregadas nas ações e os resultados parciais obtidos na operação. Além dos dados positivos, o destaque das apresentações foi a importância da integração para o alcance mais rápido e eficiente dos objetivos da operação.
“Antes mesmo da Operação Paz aqui no Tocantins nós já trabalhávamos de forma integrada, porque percebemos que não existe Segurança Pública sem integração de forças. Já vínhamos caminhando bem e logo daremos passos mais largos nesse sentido”, destacou a superintendente de Segurança Integrada da SSP/TO, Fátima Holanda Ubaldo.
Ainda na reunião, o coordenador Carlos Bock foi presenteado com uma placa de homenagem pelo excelente trabalho prestado no âmbito da Operação Paz.
Visita às instalações do CICC
Após as apresentações, o titular da SSP/TO, Wlademir Mota, apresentou ao coordenador Bock o espaço onde já começou a ser instalado o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC/TO). O local acomodará colaboradores de diversas instituições públicas e privadas com o objetivo de dar maior cobertura às ações de Segurança Pública em tempo real, fortalecer o combate ao crime organizado e aumentar a eficiência na resolução de crimes.
Na oportunidade, o escrivão de polícia e desenvolvedor Rodrigo Barbosa Rodrigues apresentou o aplicativo Olhos de Lince, um produto digital desenvolvido com recursos da Operação Paz. O app visa mapear todos os locais onde ocorreram os Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs), possibilitando intervenções que resultem na diminuição dos índices.
Nesta terça-feira, 31, o coordenador Carlos Bock conhecerá a 1ª Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (1ª DHPP – Palmas) e a 6ª Delegacia Regional de Polícia Civil (6ª DRPC – Porto Nacional).