Na tarde desta terça-feira, 31, o secretário de Parcerias e Investimentos do Estado do Tocantins, Thomas Jefferson, se reuniu em Brasília com o secretário Especial do Programa de Parcerias e Investimentos (PPI) da Presidência da República, Marcus Cavalcanti. O objetivo foi tratar sobre a carteira do PPI-Tocantins e analisar as possibilidades de apoio da União para encaminhamento dos projetos de interesse do Estado.
Na ocasião, o secretário Thomas Jefferson falou sobre os projetos de concessões e parcerias público-privadas (PPPs) do Tocantins com ênfase nas prioridades do Governo para os próximos anos. “Estamos trabalhando para fortalecer a infraestrutura social no nosso Estado. Por isso discutimos com o Governo Federal a necessidade do apoio na estruturação de projetos importantes, seja na educação, que vai fortalecer nosso sistema de ensino, seja no Ceasa, que vai fortalecer nossa agricultura. Infraestrutura em rodovias também foi pauta da reunião”, explicou.
Antes do encontro presencial com o secretário Marcus Cavalcanti, a carteira de projetos do Programa de Parcerias e Investimentos do Tocantins já havia sido apresentada virtualmente ao PPI Federal em julho deste ano, durante a segunda edição do ‘Diálogos PPI com Estados e Municípios’, agenda promovida pela Presidência da República com o objetivo de reunir secretários, gestores e servidores que trabalham com PPPs e concessões para promover a troca de experiências e debates sobre os desafios e avanços no setor.
Já inteirado sobre os principais projetos de PPPs e concessões do Tocantins, durante a reunião o secretário especial do PPI da Presidência da República elucidou dúvidas pontuais, alertou quanto aos cuidados a serem observados na fase de modelagem, apontou sugestões e deu informações sobre a viabilidade de apoio do Governo Federal para as iniciativas de infraestrutura propostas pelas unidades federativas.
“O Tocantins já tem projetos em estágio avançado como a Energia Solar, Loteria Estadual e Hospital da Mulher e Maternidade Dona Regina. Também tem projetos importantes relacionados a outros setores, e nós estamos trabalhando no apoio não só para a estruturação, mas também, eventualmente, para aporte financeiro do Governo Federal em algumas áreas como a educação”, afirmou o Secretário Especial do PPI Federal, Marcus Cavalcanti.
Thomas Jefferson considerou que a agenda foi positiva. “Ficamos bastante otimistas, tendo em vista que tivemos uma boa receptividade do secretário nacional. Os próximos passos agora serão discutidos de forma mais detalhada, observando as particularidades de cada setor.”.
O encontro foi um marco importante para o avanço do Programa de Parcerias e Investimentos do Tocantins, sendo uma oportunidade de alinhamento com o Governo Federal a fim de potencializar o desenvolvimento dos projetos de interesse do Governo Estadual e qualificar a prestação de serviço público.
Também participaram da reunião o assessor especial da SPI Tocantins, Alan Rickson e, representando a equipe técnica do Programa de Parcerias e Investimentos da Presidência da República, Cleyton Miranda, Manoel Renato, Andrey Goldner e Cecília Cavalcanti.