A Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins (SES-TO) iniciou na segunda-feira, 06, a entrega de detectores fetais portáteis para as unidades hospitalares estaduais que possuem maternidade. Inicialmente, sete hospitais irão receber 30 equipamentos, o Hospital Regional de Miracema (HRM) foi o primeiro.
Com objetivo de monitorar a frequência cardíaca fetal, o detector fetal identifica eventuais problemas e complicações de saúde. É utilizado nas consultas feitas na assistência às gestantes, onde o profissional verifica se o feto está em boas condições de vida dentro do útero, possibilitando a vitalidade do bebê no nascimento.
Segundo a diretora geral do HRM, Maria da Penha Bandeira, “ficamos felizes com os equipamentos que recebemos, pois eles irão contribuir com uma melhor assistência aos nossos pacientes e colaborar com o trabalho de nossas equipes. Esta é mais uma importante ação da Secretaria, em nos proporcionar melhorias para quem precisa do SUS”.
O diretor geral do Hospital Materno Infantil Tia Dedé, Hélio de Almeida Barros, afirmou que “o aparelho é de suma importância tanto no consultório obstétrico quanto no pré-parto, porque vai orientar e dar um norte para as equipes de enfermagem e aos médicos. Vai verificar se no momento a criança está com batimento cardíaco muito fraco ou muito acelerado. Esses dois extremos auxiliam para tomar decisões ao identificar a necessidade de emergência. É um aparelho novo, com certeza é mais sensível do que aqueles que nós temos aqui. Esse é o nosso olhar para esse aparelho, que chega em boa hora, para dar mais importância e suporte no atendimento ao paciente”.
“Esse equipamento é utilizado como um importante instrumento para monitorar a saúde fetal, pois através das mudanças do registro da frequência cardíaca, pode-se observar a hipóxia, sofrimento fetal, cordão em torno do pescoço e outros sintomas. É de grande finalidade para salvar vidas e assim prevenir a mortalidade de recém-nascidos”, afirmou o diretor geral do Hospital Regional de Gurupi (HRG), Fernando Bezerra.
Os hospitais que irão receber inicialmente os equipamentos são: Hospital e Maternidade Dona Regina Siqueira Campos; Hospital Regional de Miracema; Hospital Regional de Paraíso; Hospital Regional de Gurupi; Hospital Regional de Guaraí; Hospital Regional de Augustinópolis; Hospital Materno Infantil Tia Dedé.