logo

Governo do Tocantins participa de premiação de projetos científicos voltados à inovação da indústria

O secretário executivo da Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), Milton Neris, prestigiou, nesta quinta-feira (9), a 5ª edição do Prêmio Fieto de Inovação – Universidade. Neris representou o Governo do Estado do Tocantins na cerimônia que premiou os melhores projetos científicos voltados às demandas da indústria tocantinense.

 

“As iniciativas reconhecidas aqui foram desenvolvidas por pesquisadores tocantinenses com foco nas necessidades de inovação do setor industrial de seu próprio estado. São projetos que poderão ser fomentados e postos em prática para melhorar e modernizar a indústria tocantinense – uma das metas da gestão do governador Wanderlei Barbosa”, afirmou o secretário executivo.

 

A premiação é uma iniciativa da Federação das Indústrias do Estado do Tocantins e, nesta edição, reconheceu quatro iniciativas científicas desenvolvidas por acadêmicos tocantinenses com foco no setor industrial. O Governo do Estado do Tocantins, por meio da Sics, foi um dos parceiros. A gerente de desenvolvimento e exportação da Sics, Geanny Pinheiro, compôs a banca de avaliação de projetos e recebeu uma placa de homenagem pela colaboração.

 

Os avaliadores analisaram e atribuíram pontos aos projetos de acordo com critérios técnicos estabelecidos no edital da premiação. Além da Sics, também compuseram a banca avaliadora: Financiadora de Estudos e Projetos (Finep); Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii); Confederação Nacional da Indústria (CNI), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa); e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

 

Esta edição contou com a participação de 25 concorrentes. Os quatro melhores colocados receberam premiação em dinheiro que totalizou R$ 32 mil, além de troféus. O primeiro lugar ficou com o estudante Gabriel dos Santos, da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Ele ganhou R$ 15 mil pelo projeto Síntese de Biocatalisador Estável para Produção de Frutooligossacarídeos a partir de Fungo Filamentoso e Bucha Vegetal.

 

De acordo com a Fieto, o prêmio é uma forma de reconhecer a academia como promotora da ciência, tecnologia e inovação em uma atuação integrada com Poder Público e iniciativa privada a fim de desenvolver e amadurecer a cultura da inovação no Estado do Tocantins.

 

Créditos das fotos: Adenauer Cunha/Governo do Tocantins
* Os comentários aqui postados são de inteira responsabilidade de seus autores, não havendo nenhum vínculo de opinião com a Redação da equipe do Portal Tocantins News. Obrigado.