Representantes do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado dos Esportes e Juventude (Seju) e da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), da Prefeitura de Gurupi e do Conselho Nacional de Juventude, participaram nesta sexta-feira, 10, das discussões da Conferência Regional de Juventude, em Gurupi, na região sul do Estado. Com o tema “O futuro do jovem é agora”, o evento realizado no Centro de Ensino Médio, reuniu estudantes, além de representantes dos municípios de Araguaçu, Cariri, Peixe, Santa Rita e Sucupira.
O evento promovido pela Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Juventude e Esportes, contou com o apoio do Governo do Tocantins e desenvolveu o debate para a construção das políticas públicas voltadas para a juventude. “A gente pode acompanhar a evolução e o crescimento da nossa juventude. Os jovens não são apenas o futuro, mas o presente. Hoje eles puderam nos ajudar a elaborar os planos de ação para o futuro da juventude brasileira”, destacou o secretário Municipal de Juventude e Esportes, Sérgio Vieira Marques.
O secretário de Estado dos Esportes e Juventude, Elenil da Penha, reforçou a importância desses encontros para a formulação das políticas públicas de juventude. “Por determinação do governador Wanderlei Barbosa, estamos percorrendo o Estado para conversar com os jovens e gestores para construirmos grandes debates e discussões. Nessas programações, os jovens estão tendo a oportunidade de construir o que desejam”, disse.
No próximo dia 14, às 8h, será realizada a Conferência Regional de Juventude em Arapoema. No dia 18, será a vez de Palmas sediar o evento.
Protagonismo juvenil
A estudante do Colégio Militar de Gurupi, Talyta Arantes, destacou a importância de dar voz para a juventude. “Achamos muito legal sermos os principais protagonistas das decisões que serão tomadas a partir dessas Conferências Regionais”, disse.
O encontro realizado em Gurupi deu oportunidade para que estudantes como Clara Querido, pudessem participar da construção das políticas públicas de juventude. “Gostaria de agradecer a oportunidade de falarmos sobre os nossos direitos, propor melhorias, o que podemos fazer e de que forma contribuir e colaborar para que tudo isso aconteça”, destacou a estudante do Colégio Militar de Gurupi.