Cerca de 90 kg de sabão produzidos em oficina para reaproveitamento de óleo de cozinha foram entregues, nesta quarta-feira, 29, ao grupo de mulheres que participou da ação. A iniciativa foi da Prefeitura Municipal de Araguacema, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo, juntamente com o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), com a parceria da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação.
A oficina é fruto do projeto De Olho no Óleo, iniciado no mês de julho em Araguacema, durante a temporada de praia, com o objetivo de arrecadar nos estabelecimentos comerciais, resíduos de óleo de cozinha para reaproveitamento. A iniciativa resultou na soma total de 247 litros de óleo de cozinha coletados em 11 barracas.
A pedagoga da Área de Proteção Ambiental Ilha do Bananal/Cantão, Hélia Regina Araújo da Silva, informou que a ação buscou sensibilizar comerciantes e comunidade quanto ao descarte correto do óleo de cozinha. “A contaminação do solo e das águas proveniente desse material, gera um prejuízo ambiental que pode ser evitado com a reutilização”, frisou.
O óleo arrecadado foi posteriormente doado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação. Para dar continuidade ao projeto, a instituição promoveu no dia 13 novembro, juntamente com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), uma oficina para produção de sabão, a partir do material coletado.
A oficina beneficiou cerca de 20 famílias vinculadas ao CRAS, ao Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), ao Programa de Atenção Integral à Família (PAIF), ao Cadastro Único e ao Bolsa Família.
Ainda conforme Hélia Regina Araújo da Silva, a oficina teve o intuito de promover a sensibilização ambiental da comunidade por meio da reutilização dos resíduos gerados no município. Ela reforçou que é uma forma de incentivar a preservação do meio ambiente e oferecer mais uma alternativa de geração renda para as famílias que necessitam desse apoio.
A secretária municipal de Meio Ambiente e Turismo, Leonete Martins, acrescentou que o projeto De Olho no Óleo está em seu primeiro ano de realização, e que todos os materiais utilizados na oficina, bem como a contratação do oficineiro, foram custeados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação, por meio do CRAS.
Segundo a secretária municipal de Desenvolvimento Social e Habitação, Fabíola Dias Pereira, o convite para fazer parte de um projeto que gera benefícios tanto para a comunidade, quanto para o meio ambiente foi motivo de satisfação. “Foi maravilhoso poder fazer nossa primeira oficina de fabricação de sabão, de forma totalmente sustentável”, concluiu.
Créditos das fotos e sugestões de legendas