logo

Presidente da Agência de Metrologia participa de Encontro Nacional do Sistema Inmetro com Alckmin

O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, esteve pela primeira vez na sede do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) no centro do Rio de Janeiro, nesta quarta-feira, 6 de dezembro, como parte das comemorações dos 50 anos do Instituto, e para celebrar, também a aprovação do Planejamento Estratégico do Inmetro para 2024-2027, “que elevará a relevância do Inmetro junto à sociedade, dentro da sua missão de prover soluções em infraestrutura da qualidade”, revelou o presidente do Inmetro, Marcio André Brito.

Participaram do evento, realizado no auditório, a alta gestão do Inmetro, assim como diretores e presidentes de diversos órgãos delegados, representado pelo Presidente da Associação Nacional dos Órgãos Delegados do Inmetro (Anodi), Kaká Andrade. “Sempre foi uma luta lançar nossos pleitos no meio político do nosso sistema Inmetro. Para um país que pensa em se desenvolver cada vez mais e se inserir de forma mais efetiva no mercado internacional. A presença do Alckmin mostra o prestígio e reconhecimento ao Sistema Inmetro. Muito obrigado”, comentou Kaká.

Alckmin ressaltou a relevância do Inmetro para o País: “Meio século de experiência, trabalho, conquistas e desafios. E a melhor maneira que devemos comemorar é fortalecendo as instituições. O Márcio disse que tinha um débito junto aos órgãos delegados. E, no Ministério, apertamos os cintos e, sem ter nenhuma suplementação, conseguimos tirar R$ 27,5 milhões para o Inmetro fazer o repasse”.

“Esse trabalho é importante sobre vários aspectos. Primeiro o regulatório, na vanguarda da tecnologia, que evolui em grande velocidade. Segundo, trazendo segurança que a sociedade tanto necessita, um respirador no hospital ou brinquedo. E, terceiro, acima de tudo, dentro da lealdade concorrencial, estabelecendo uma justa relação de consumo, entre quem compra e vende”, ressaltou o ministro Alckmin.

“Não tínhamos condições mínimas de exercer nossa atividade no Brasil, por meio dos nossos órgãos delegados, mas essa realidade já mudou. Repactuamos contratos, com o compromisso do MDIC em nos atender no menor tempo possível e, de forma simples, estamos colocando a Rede em pé. A presença do ministro reforça e resgata a nossa esperança, de dias melhores “, comentou o presidente do Inmetro.

O presidente da Associação de Servidores do Inmetro, Sérgio Ballerini, entregou uma placa ao ministro e vice-presidente.

Após a participação no auditório, Alckmin fez questão de cumprimentar todos os dirigentes e o público, posando para fotos com a plateia presente no evento.

Presença da Agência de Metrologia no evento

Grazielly Oliveira, presidente da Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Estado do Tocantins (AEM-TO), órgão delegado do Inmetro, participou do evento e teve a oportunidade de celebrar os 50 anos do Instituto, bem como de pactuar as ações planejadas para 2024-2027. “Para nós, do Tocantins, é um momento ímpar celebrar todos esses anos de atuação do Inmetro e a sua relevância para a sociedade, beneficiando empresários e consumidores, bem como alinhar as ações futuras. No próximo ano, inauguramos a sede própria da Agência de Metrologia, uma grande conquista para o nosso Estado”, aponta a gestora.

* Os comentários aqui postados são de inteira responsabilidade de seus autores, não havendo nenhum vínculo de opinião com a Redação da equipe do Portal Tocantins News. Obrigado.