O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Marcello Lelis, acompanhado da secretária executiva, Mônica Avelino, vistoriou, na manhã desta quarta-feira, 10, as obras de reforma que estão sendo executadas no prédio da pasta.
Durante a visita, o secretário esteve acompanhado dos diretores da empresa contratada para execução dos serviços, Patrício de Assis Silva e Aldo José, além do diretor de Infraestrutura da Agência de Tecnologia da Informação (ATI), Periano Catani Cardoso Arantes.
As obras no prédio da Semarh incluem a reforma das redes de energia elétrica e lógica, além da readequação dos espaços para permitir melhor operacionalização do Programa Jurisdicional de REDD+ do Tocantins e de outras ações voltadas ao fortalecimento da política ambiental do estado.
O secretário reafirmou a necessidade da empresa cumprir os prazos para conclusão das obras que estão previstas para serem entregues em aproximadamente 30 dias. “Precisamos que as obras sejam concluídas até o Carnaval para que possamos voltar as atividades presenciais normais a partir do dia 14 de fevereiro”, reiterou.
Segundo o diretor da ATI, a reforma inclui a troca de todo o cabeamento estrutural e ativos de rede da secretaria, o que vai permitir melhorar a comunicação com o sistema do governo, passando de 1G para 40G de velocidade.
“Vamos substituir os equipamentos aqui antigos por equipamentos mais modernos. o que vai melhorar muito a comunicação com o governo, principalmente, o Sistema de Gestão de Documentos -SGD e o serviços de georreferenciamento de imóveis rurais ”, disse.
Home office
Até a entrega das obras, os servidores estão trabalhando em sistema de home office, com exceção do Cadastro Ambiental Rural (CAR), que continua com atendimento presencial sendo feito no horário de expediente, das 8h às 14h.
A reforma, financiada com recursos do Programa Jurisdicional de REDD+, por meio do acordo de cooperação técnica com a Sociedade de Propósito Específico – SPE Tocantins Carbono, vai garantir ainda suporte necessário para a atuação do Centro de Inteligência Geográfica em Gestão do Meio Ambiente – CIGMA, instalado na Semarh. O CIGMA é uma sala de situação estratégica que auxiliará no monitoramento do desmatamento ilegal e das queimadas no estado.
Reunião
Após visitar as obras, Marcello Lelis ainda se reuniu com a secretária executiva Mônica Avelino, superintendente de gestão de Políticas Públicas Ambientais, Marli Santos, diretora de administração e Finanças, Sankia Diniz, e demais técnicos para tratar dos detalhes que estão sendo executados como a colocação de novos imobiliários e equipamentos.