Durante as quatro noites de Carnaval, a cidade de Guaraí contou com a participação do Corpo de Bombeiros Militar como uma das forças de segurança. A ação ocorreu por determinação do governador Wanderlei Barbosa, como forma de garantir mais tranquilidade aos foliões na tradicional festividade.
Guaraí está na região centro-norte do Tocantins, a cerca de 180 quilômetros de Palmas, e realizou nesta segunda-feira, a quarta noite de folia. Todos os dias, equipes de socorristas do Corpo de Bombeiros Militar se revezaram para garantir a tranquilidade àqueles que foram para a festa.
Segundo a prefeita Fátima Coelho, uma média de seis mil pessoas por noite participaram do Carnaval em Guaraí, e com a presença do Corpo de Bombeiros Militar, a programação foi tranquila e sem incidentes.
“Está sendo fantástico para nós essa segurança dada pelo Corpo de Bombeiros, pois em qualquer eventualidade, eles estão aqui para dar suporte. Isso representa um grande avanço muito grande”, disse Fátima.
Em cada noite, três bombeiros militares com uma Unidade de Resgate mantiveram expediente no evento. “As escalas foram tranquilas e não geraram ocorrências de vulto, o que é um bom sinal, mostrando que as pessoas se divertiram de forma pacífica”, destacou a aspirante Léia Santos Nazareth, comandante da Guarnição.
Durante a folia desta segunda-feira, apenas duas ocorrências relacionadas à embriaguez foram atendidas no local da folia. Em outras noites, os bombeiros militares deram orientações para a segurança dos foliões.
Essa tranquilidade durante a festa tradicional foi percebida pelo representante comercial Geydson Silva, que estava no Carnaval pela segunda noite.
“É de extrema importância ter profissionais preparados para atender, prestar socorro e também prevenir qualquer tipo de ocorrência, não só de acidentes, mas também numa outra eventualidade, como alguém passar mal no ambiente com tanta gente, como aqui no Carnaval”, relatou Geydson.
Nova Companhia
Nos próximos dias, Guaraí passará a contar definitivamente com a 7ª Companhia Independente de Bombeiros Militar. Os investimentos na construção do prédio reúnem esforços do Governo do Tocantins, da própria corporação, da Prefeitura de Guaraí e de emendas parlamentares. A Unidade Operacional já está praticamente pronta e fica no centro da cidade, às margens da BR-153, por onde passam milhares de veículos diariamente.
A Companhia vai estender seus benefícios a um raio abrangendo um total de 19 municípios da região, desafogando o que é feito, até então, pela Companhia de Bombeiros Militar instalada em Colinas do Tocantins.
Crédito: Luiz Henrique Machado/Governo do Tocantins