Na manhã desta terça-feira, 27, a Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Educação promoveu uma formação sobre a Operacionalização da Execução Física do Programa da Alimentação Escolar – PNAE. A descentralização da merenda escolar é um processo essencial para continuar garantindo uma alimentação adequada e de qualidade aos estudantes, ao mesmo tempo em que fortalece a autonomia dos municípios na gestão dos recursos destinados à alimentação escolar.
Essa descentralização permite que as decisões sejam tomadas de forma mais próxima às realidades locais, levando em consideração as necessidades específicas de cada comunidade escolar. Um dos aspectos fundamentais para a continuidade desse processo é a formação em parceira com os técnicos da Superintendência de Educação (SRE) aos técnicos do Município responsáveis pela gestão da merenda escolar, que tem como objetivo capacitar os profissionais para planejar, executar e monitorar as ações relacionadas à alimentação escolar, garantindo que os recursos sejam utilizados de forma eficiente e transparente. Em outra oportunidade será a vez dos coordenadores financeiros receberem capacitação para que as decisões continuem sendo fundamentadas e alinhadas com as necessidades específicas de cada escola e de sua comunidade.
A união desses fatores garante que cada estudante continue recebendo não apenas uma educação de excelência, mas também uma alimentação nutritiva e equilibrada que os prepare para um futuro promissor.
“É com grande entusiasmo que destaco a importância da formação, pois fortalece a capacidade técnica dos profissionais envolvidos e tem papel fundamental na promoção da saúde e do bem-estar dos nossos estudantes”, destacou o secretário Municipal de Educação, João Paulo Lima.
O Secretário ressalta que além disso, essa formação vai além dos aspectos puramente técnicos da gestão da merenda escolar. Eles também enfatizam a importância da alimentação saudável na promoção da saúde e do desenvolvimento escolar, incentivando práticas alimentares adequadas e sustentáveis.