A troca de experiências entre a Fundação Pró Tocantins e Fundação Tiradentes, do Estado de Goiás, se materializou também na forma de visita nesta quinta-feira, 25, quando diretores da instituição goiana visitaram o quartel do Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins. O grupo foi recebido pelo coronel Peterson Queiroz de Ornelas, comandante-geral da corporação, e pela coronel Andreya de Fátima Bueno, Chefe do Estado-Maior do CBMTO.
As duas Fundações atuam na assistência social e apoio aos policiais e bombeiros militares, bem como seus familiares em ambos os estados. A comitiva da Fundação Tiradentes era liderada pelo coronel Cléber Aparecido dos Santos, presidente, acompanhado por outros colegas, entre eles o tenente-coronel Nilson Justino Pereira, presidente da Caixa Beneficente.
Durante algumas horas, os integrantes das duas Fundações se reuniram no Quartel do Comando Geral do CBMTO, onde também houve trocas de mimos entre o coronel Ornelas e o coronel Cléber.
“Muito importante essa visita, essa integração entre as duas Fundações. É muito bom que eles venham trazer informações e experiências de mais de 20 anos de atuação. E é um prazer receber o presidente Cléber Aparecido e o tenente-coronel Nilson Justino”, afirmou o coronel Ornelas.
O coronel Cléber Aparecido revelou que viu a Fundação Pró Tocantins nascer e acompanhou o crescimento dela ao longo desses anos. Já a Fundação Tiradentes, que é ligada aos bombeiros e policiais militares do Goiás, foi criada em 2003.
“É excepcional o crescimento da Fundação Pró Tocantins, e agora a gente vem para conhecer um pouco mais das experiências da instituição e seus avanços ao longo desses anos”, frisou. “Todo o conhecimento é muito válido e nas visitas a gente busca a troca de experiências comuns e o busca levar para nosso estado todo o conjunto de boas práticas criado por aqui”, completou o presidente.
A visita teve também a presença do coronel Cláudio Benício, presidente da Fundação Pró Tocantins, e do tenente-coronel Luciano Nakano, diretor do Centro Integrado de Saúde e Assistência (CISAS), que atende bombeiros e policiais militares.
Da Fundação Tiradentes ainda havia o coronel Ricardo Alves Mendes, gerente de Relacionamento Institucional da Fundação Tiradentes, subtenente Gilberto Cândido de Lima, presidente da Associação dos Cabos e Soldados da Polícia e Bombeiros Militar do Estado de Goiás), Afrânio Carrijo de Oliveira, presidente da UNIMIL, e os cabos Sérgio Divino dos Santos Lisboa e Édson Pereira.
Crédito: Cabo Wevverson César Costa/Governo do Tocantins