logo

Governo do Tocantins se alinha as principais referências do Brasil para criação do Parque Tecnológico do Estado

O Parque Tecnológico do Tocantins, que está em processo de implementação, terá como referência para infraestrutura e governança os centros de promoção da inovação mais avançados do país. O presidente da Companhia Imobiliária de Participações, Investimento e Parcerias (Tocantins Parcerias), Aleandro Lacerda, visitou, nessa quarta-feira, 8, o Parque Tecnológico de Brasília (BioTic) conhecendo as boas práticas que contribuirão para o fomento à empresas tocantinenses na área de tecnologia.

O local para a instalação do Parque Tecnológico do Tocantins, em Palmas, foi formalizado no dia 3 de maio, com a inauguração do Monumento à Ciência e Tecnologia, na área destinada à infraestrutura. O projeto é liderado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt), com a parceria da Secretaria de Estado da Indústria e Comércio, Universidade do Tocantins (Unitins) e da Tocantins Parcerias, responsável pelas etapas relativas à infraestrutura e modelo de governança.

Com a busca de referências na BioTic, o Governo do Tocantins segue avançando nas etapas necessárias para que os negócios inovadores de empreendedores tocantinenses encontrem espaço e incentivo para se desenvolver. Durante a visita, a equipe do BioTic apresentou toda a infraestrutura do local, instituições públicas e privadas que estão presentes, as ações gratuitas de fomento ao empreendedorismo inovador e os projetos de alto valor no mercado que surgiram dentro do BioTic.

O presidente da Tocantins Parcerias, Aleandro Lacerda, destacou a importância dessa etapa de consulta com instituições que já são referência no país. “Recebemos orientações importantes sobre a condução das próximas etapas. Nos aprofundamos no conhecimento dos desafios e soluções para a construção desse ambiente propício ao fomento das nossas startups, principalmente aquelas que vão contribuir para o fortalecimento de outras cadeias produtivas”.

Também estavam presentes na visita o diretor de Gestão de Projetos da Tocantins Parcerias, Edson Cabral, e o analista de Projetos do órgão, Davi Byron Ramos de Matos.

Parque Tecnológico do Tocantins

No estudo para a realização do projeto do Parque Tecnológico do Tocantins, foram identificados oito setores com potencial para o desenvolvimento de novos produtos e serviços: Tecnologias do Agronegócio; Energia; Economia Verde; TIC (software e hardware); Biotecnologia; Tecnologias para Logística; Saúde e Construção e Sustentabilidade.

Os parques tecnológicos têm como objetivo agregar em um único ambiente empresas de diversos segmentos que desenvolvem produtos ou serviços baseados em tecnologias inovadoras. Esses ambientes, criados por meio de parcerias público-privadas, oferecem uma infraestrutura completa, desde escritórios a centros de pesquisas, que garantem aos empreendedores uma série de incentivos para o desenvolvimento de negócios.

* Os comentários aqui postados são de inteira responsabilidade de seus autores, não havendo nenhum vínculo de opinião com a Redação da equipe do Portal Tocantins News. Obrigado.