logo

Em Araguaína, delegado da Polícia Civil ministra palestra em evento sobre conscientização de combate à violência contra crianças

Com o objetivo de conscientizar a população sobre a necessidade de assegurar e garantir os mecanismos de defesa das crianças em relação aos abusos físicos, psicológicos e a violência física praticada contra esse grupo de vulneráveis, na tarde da última segunda-feira, 20, o delegado Charles Arruda, titular da 2ª Delegacia de Atendimento à Vulneráveis (2ª DAV – Araguaína), esteve no auditório do Fórum de Araguaína, onde ministrou palestra sobre as leis Henry Borel (14.344/2022) e Marco Inicial da Primeira Infância (13.257/2016)

 

O evento, intitulado “Semana do Bebê, faz parte do Maio Laranja, mês de conscientização sobre os abusos e a exploração sexual infantil no Brasil. Na oportunidade, o delegado Charles discorreu sobre os principais pontos da lei Henry Borel e também sobre a lei do Marco Inicial da 1ª Infância, destacando a necessidade de que não somente as instituições públicas, mas também a população em geral, tenha conhecimento sobre as leis que auxiliam na proteção às crianças e asseguram o cumprimento de seus direitos.

 

Na ocasião, o delegado também falou sobre a rotina investigativa da 2ª Delegacia de Atendimento à Vulneráveis, explicando de maneira clara e objetiva que toda e qualquer denúncia levada ao conhecimento da unidade, sobretudo, as que envolvam crianças em situação de vulnerabilidade são imediatamente checadas e investigadas, visando identificar e responsabilizar os autores para que respondam na forma da lei.

 

Ao explicar os principais pontos das duas leis, o delegado alertou aos presentes sobre a necessidade de proteger as crianças de ameaças, que muitas vezes partem de pessoas que são próximas do convívio dos pequenos. “É importante frisar que as leis somente têm plena eficácia se a população contribuir com as forças de segurança, mantendo vigilância constante sobre seus filhos e denunciando qualquer tipo de atitude que consideram criminosas e que atentem contra a dignidade física, sexual ou psicológica de crianças e adolescentes”, pontuou.

 

Ao encerrar sua palestra, o delegado Charles Arruda agradeceu a participação de todos e esclareceu as dúvidas dos participantes quanto ao teor da palestra. “Estou muito grato por ter tido a oportunidade de ser convidado para ministrar uma palestra em um evento dessa magnitude. Espero ter contribuído para que pais, mães e responsáveis se conscientizem cada vez mais que a defesa e proteção de nossas crianças é dever de todos nós”, destacou.

* Os comentários aqui postados são de inteira responsabilidade de seus autores, não havendo nenhum vínculo de opinião com a Redação da equipe do Portal Tocantins News. Obrigado.