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Secretaria da Educação realiza monitoramento das ações para fortalecer as políticas públicas educacionais

Conhecer o alcance das políticas educacionais nas escolas públicas do Tocantins, desenvolver a escuta ativa e fortalecer as ações desenvolvidas pelo Governo do Estado, com esses objetivos, a Secretaria de Estado da Educação realizou, em 12 Superintendências Regionais de Educação, encontros de Monitoramento Integrado.

De 10 a 14 de junho, técnicos das Gerências de Desenvolvimento e Monitoramento Pedagógico, do Ensino Fundamental, do Ensino Médio, do Currículo e Gerência dos Povos Originários percorreram as Superintendências Regionais de Educação de Arraias, Araguaína, Araguatins, Colinas do Tocantins, Dianópolis, Guaraí, Gurupi, Miracema do Tocantins, Paraíso do Tocantins, Pedro Afonso e Porto Nacional. Na regional de Palmas, o encontro será realizado nos dias 25 e 26 de junho.

O ganho desses encontros foi a maior aproximação entre escolas e a gestão educacional, promovendo a escuta ativa, a troca de experiências, esclarecimentos de dúvidas sobre as ações das políticas desenvolvidas pelo Governo do Estado, como o Programa de Fortalecimento da Escola (PROFE).

Outros assuntos em debate foram a elaboração e desenvolvimento do Projeto Político Pedagógico das escolas, implementação e funcionamento da Jornada Escolar Ampliada, gerenciamento dos dados do Sistema de Avaliação do Tocantins (Saeto), Programa Pé-de-Meia, aspectos administrativos e pedagógicos das escolas indígenas.

Nesses encontros, as unidades escolares tiveram espaço para trocarem experiências, sanarem as dúvidas e buscarem mais conhecimentos.

A gerente de Desenvolvimento e Monitoramento Pedagógico da Seduc, Glauce Gonçalves da Silva Gomes, contou que os encontros superaram as expectativas e trouxeram muitas sugestões para melhorar cada vez mais o trabalho desenvolvido no Estado. “Essas reuniões nos mostraram o quanto as Superintendências Regionais de Educação estão apoiando as escolas e realizando um trabalho de excelência. Também destaco o valor da integração, trabalhamos com outras gerências e isso nos aproxima e amplia a qualidade do trabalho”, frisou.

Iane Dias de Oliveira, gerente do Ensino Médio da Seduc, destacou a importância desses contatos com as Superintendências Regionais de Educação. “Os encontros, principalmente, focados no ensino médio, funcionam como uma forma de avaliação e melhoria da qualidade educacional ofertada em nosso Estado”, afirmou.

O superintendente Regional de Educação de Arraias, Cleber Flávio de Paula Teixeira, explicou que as reuniões foram realizadas com sucesso. “O monitoramento consolida as orientações da Seduc, potencializando as ações de educação nas unidades escolares, apoiando e fortalecendo a gestão escolar para uma educação de qualidade, que alcance as metas propostas pelo Governo do Estado”, esclareceu.

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