logo

Prefeitura de Gurupi e MPTO promovem palestra sobre proteção à pessoa idosa

A Prefeitura de Gurupi, por meio das Secretarias Municipais da Mulher e Cidadania e de Assistência Social, em parceria com o Ministério Público do Estado do Tocantins (MPTO) e com o Conselho Municipal da Pessoa Idosa, realizou na manhã desta quarta-feira, 26, uma palestra com foco na temática “Proteção às Pessoas Idosas: Enfrentando a Violência”. O evento faz parte das políticas públicas do Município em proteção às pessoas idosas e integra as atividades do Junho Violeta, mês de conscientização e combate a todos os tipos de violência contra a pessoa idosa.

Realizada no auditório do Centro Cultural Mauro Cunha, a palestra contou com a participação da promotora de Justiça Ana Lúcia Bernardes, titular da 9ª Promotoria da Infância, Educação e Pessoa Idosa. A promotora conduziu uma roda de conversa com os participantes, proporcionando um momento didático e interativo, onde as pessoas idosas presentes puderam tirar dúvidas e receber informações sobre seus direitos.

Ana Lúcia Bernardes destacou a importância de eventos como este para esclarecer às próprias pessoas idosas sobre os direitos que elas têm. “É muito importante esse evento para esclarecer às próprias pessoas idosas sobre os direitos que elas têm, pois muitos não buscam os órgãos fiscalizadores por desconhecimento. Então acredito que o Ministério Público sair do gabinete e estar aqui hoje conversando com a pessoa idosa é fundamental para trazer esclarecimentos da Lei, e é essa nossa função como promotora, estar mais próxima da comunidade, principalmente da pessoa idosa”, afirmou a Promotora.

O diretor Municipal de Cidadania, Wylker Saraiva, ressaltou a relevância do Junho Violeta na luta contra a violência à pessoa idosa. “O mês de junho é considerado o Junho Violeta, de combate à violência contra a pessoa idosa, e nossa pasta, em parceria com o Conselho Municipal da Pessoa Idosa e o Ministério Público, organizou esse evento para trazermos luz sobre os direitos das pessoas idosas que elas não conhecem. Então, foi um momento pedagógico e participativo para eles conhecerem sobre seus direitos enquanto cidadãos”, disse Saraiva.

A aposentada Maria Barbosa da Silva Resplande, uma das participantes do evento, expressou sua satisfação com a iniciativa. “Eu parabenizo essa iniciativa porque é através de eventos como esse que acontecem as mudanças e as melhorias. Essa ação aqui com certeza vai se transformar em um acontecimento importante e ajudar muitas pessoas”, comentou Maria.

O aposentado Arthur Neres também participou e tirou dúvidas sobre direitos como a Carteirinha da Pessoa Idosa, entre outros. “Foi muito bom porque tiramos várias dúvidas aqui, não só as minhas, mas de todos que participaram. Também aprendi com as dúvidas dos colegas. Foi um momento muito esclarecedor”, disse.

Presenças

Estiveram presentes a secretária Municipal da Mulher e Cidadania, Cristina Donato; a secretária Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação e presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa, Talita Ferreira; e o vereador Davi Abrantes.

* Os comentários aqui postados são de inteira responsabilidade de seus autores, não havendo nenhum vínculo de opinião com a Redação da equipe do Portal Tocantins News. Obrigado.