Instruir os servidores sobre o monitoramento de ameaças em saúde pública é o objetivo do Treinamento EIOS (Epidemic Intelligence From Open Sources), ofertado pelo Ministério da Saúde (MS) aos profissionais do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS-TO) da Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins (SES-TO). A capacitação ocorre nos dias 06 e 07 de agosto e conta com a participação dos servidores do CIEVS da Secretaria Municipal de Saúde de Palmas (Semus).
A coordenadora do CIEVS-TO, Arlete Lopes, afirmou que “o treinamento sobre essa ferramenta, tem o objetivo de auxiliar e qualificar a detecção de rumores de possíveis emergências de saúde pública de uma forma mais precoce, mais rápida. Para a gente poder fazer análise e obter uma resposta imediata do que tá acontecendo. Então é um treinamento com o município e o Estado, para a gente agregar esses conhecimentos e qualificar essa busca de rumores das doenças, agravos e desastres que possam levar a uma emergência de saúde pública, que é uma das nossas atribuições”.
“É uma experiência nova esse treinamento, então está agregando bastante conhecimento para nós profissionais do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde do município. É muito importante para a detecção dos agravos em saúde, as instrutoras são muito boas, muito competentes, tem sido muito bom o treinamento”, afirmou a apoiadora do CIEVS/ Palmas, Larissa Medeiros.
A consultora técnica da Rede CIEVS do Ministério da Saúde, Gabrielle Wanzeller, relatou que “nós estamos realizando esse treinamento, para melhorar a detecção oportuna de possíveis emergências de saúde nos Estados, auxiliar o nível nacional na detecção de emergências, como por exemplo, as epidemias de dengue. Com a estratégia do EIOS, conseguimos a primeira detecção de coronavírus em 2022, com 60 dias de antecedência antes de chegar no Brasil. Então vemos a importância na detecção precoce porque com 60 dias antes, pudemos nos preparar da melhor forma possível, porque ninguém está realmente preparado para uma pandemia. Nós vimos a importância da detecção precoce no dia a dia das emergências”.
A plataforma
Devido à importância de uma vigilância baseada em eventos, o MS implantou em 2020 o uso da plataforma EIOS no país. Desenvolvida pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS) a ferramenta tem o propósito de apoiar os países na detecção precoce de doenças, agravos e eventos de saúde pública. Propor informações para análise de riscos de surtos, epidemias ou pandemias e monitorar potenciais ameaças à saúde, direcionando as medidas de prevenção e controle em tempo real.