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Escolas públicas de Paranã se destacam na Olimpíada Mandacaru de Matemática e conquistam 27 premiações

As escolas públicas de Paranã tiveram um grande destaque na Olimpíada Mandacaru de Matemática. As estudantes Gisele Reis de Sousa, Lara Vitória Nunes Ferreira, Ana Gabryella e Emilly Fernanda, do Colégio Estadual Desembargador Virgílio de Melo Franco, conquistaram medalhas de ouro, sendo que Gisele também ganhou o troféu Aluno Arretado 2024.  O estudante Joel Junior também se destacou na competição e conquistou a medalha de prata. O governo do Estado por meio da Secretaria da Educação incentiva a participação de todas as escolas, professores e alunos nas olimpíadas escolares.

Na Escola Municipal Floracy Bonfim Pereira de Araújo, 22 estudantes foram premiados. No nível denominado Cajuína, um estudante ficou com a medalha de prata, sete com o bronze e três com o certificado de Menção Honrosa. Na categoria Luiz Gonzaga, três estudantes receberam medalhas de prata, seis conquistaram bronze e outros dois foram contemplados com certificado de Menção Honrosa.

A prova da olimpíada foi aplicada nos dias 15 e 16 de agosto.  A competição foi dividida em quatro níveis: Cajuína, para estudantes do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental; Luiz Gonzaga para alunos do 6º e 7º ano do Ensino Fundamental; nível Zumbi dos Palmares, que contempla discentes do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental, e, por último, Lampião para estudantes do Ensino Médio.

Os alunos foram premiados com medalhas e certificados de Menção Honrosa. A olimpíada, realizada pela entidade Mandacaru Soluções Educacionais, também concedeu os troféus Professor Arretado, Escola Arretada e Aluno Arretado.

A estudante Lara Ferreira, de 17 anos, que cursa a 3ª  série do Ensino Médio, disse que ficou muito emocionada com a medalha de ouro. “Eu nunca pensei que conseguiria alcançar esse resultado. Eu estudei bastante para esta prova. No ano passado eu não consegui um bom resultado, por isso, neste ano, eu decidi me dedicar mais. Estudava todos os dias”, contou. Para Lara, esse resultado representa uma recompensa por sua dedicação.

Outra medalhista de ouro, a estudante Ana Gabryella, de 17 anos, explicou que alcançou esse resultado com os conteúdos estudados na escola. “Todas as vezes que ganhamos uma medalha, ficamos tão emocionadas que parece ser a primeira conquista. E para nós, essa medalha representa muito por termos nos destacado entre tantos jovens brasileiros. Eu tenho muita facilidade para compreender os conteúdos de Matemática”, afirmou.

A professora Agnês Costa Nunes que leciona Matemática no Colégio Estadual Desembargador Virgílio de Melo Franco e orientou os alunos a participarem da olimpíada fala desse excelente resultado. “Essas medalhas trazem um significado para nós professores e para a escola. Ver o esforço e a dedicação dos estudantes sendo reconhecidos em uma olimpíada tão importante, a nível nacional, reforça o valor do trabalho conjunto entre aluno e professor e nos mostra que estamos no caminho certo. Além disso, é uma conquista que inspira toda a comunidade escolar, mostrando uma educação pública de qualidade. Isso também motiva outros jovens a se dedicarem e buscarem novos desafios. Nós tivemos cinco medalhistas, e dentre eles, uma aluna ganhadora do troféu Aluna Arretada, a única ganhadora do Estado dessa modalidade”, enfatizou Agnês.

A professora Karitta Luana Marques Galvão, da Escola Municipal Floracy Bonfim contou que foi a primeira vez que a escola participou dessa olimpíada. “Esses resultados representam um reflexo do empenho e do talento dos nossos estudantes, que demonstraram não apenas suas habilidades matemáticas, mas também o quanto são capazes de trabalhar com equipe e enfrentar desafios”, esclareceu.

A equipe da Superintendência Regional de Educação (SRE) de Arraias também comemorou essa conquista.  A técnica de Currículo de Matemática da SRE, Anádilla Ramalho Silva ressaltou a alegria em presenciar os resultados. “Incentivamos as escolas e os estudantes a participarem das olimpíadas escolares porque estas oferecem benefícios importantes tanto para o desenvolvimento pessoal, quanto acadêmico, promovendo o interesse pela Matemática, e descobrindo que esse componente não é somente cálculos, mas também um universo de desafios e descobertas. A experiência de competir e superar desafios aumenta a confiança e a capacidade de lidar com situações estressantes e difíceis. Esses benefícios ajudam a formar uma base sólida e podem ter um impacto positivo duradouro na vida dos estudantes”, frisou a professora Anádilla.

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