O final do ano chegou e é nesse período que a maioria das escolas abrem as matrículas para o próximo ano, ou seja, é hora de decidir onde os filhos vão estudar, motivo pelo qual muitos pais acabam perdendo o sono. A escolha de uma boa instituição de ensino pode fazer a diferença na vida das crianças e jovens, colocando-os no caminho do sucesso ou comprometendo essa jornada se a decisão não for bem assertiva.
A grande preocupação das famílias em relação ao ensino é a aprovação nos vestibulares e no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), mas, para isso, o investimento na educação deve começar cedo. Não é possível deixar para pensar em uma escola de qualidade só no Ensino Médio, como explica a diretora de um dos maiores colégios da capital, Cláudia Cristiane de Andrade. “A base de leitura, escrita e, principalmente, do pensamento crítico que é estimulado e desenvolvido nas séries iniciais, vai estruturar todo o conhecimento e aprendizado dos alunos. Não se constrói aluno nota mil da noite para o dia”, afirma.
Uma escola com um cronograma de ensino bem estruturado e completo, que prioriza os assuntos que serão cobrados futuramente nos vestibulares, associado a uma boa estrutura física e a um quadro de profissionais de competência, que inspirem os alunos a aprender e a produzir conhecimento é fundamental. Mas, para além disso, também é preciso pensar no desenvolvimento de competências sociais e emocionais. “Nós temos espaços de convivência e lazer e uma equipe totalmente capacitada para desenvolver também as emoções e habilidades sociais, que indiretamente também vão interferir nos futuros processos seletivos que nossos alunos irão concorrer, bem como no autoconhecimento e na competência deles para tomar decisões como a escolha de uma carreira”, declara a diretora do Centro Educacional São Francisco de Assis (Cesfa).
A possibilidade de crescer estudando em uma instituição completa ainda facilita a reta final sobre a qual recai tanta expectativa, o terceiro ano do ensino médio. Bem preparado, o aluno tem a chance de mostrar o seu melhor nos processos seletivos e conquistar vagas mesmo nas universidades mais concorridas do país.