Saúde celebra o Dia Internacional da Mulher
Sorteios, palestras, dicas sobre cuidados com a saúde e momentos de embelezamento fizeram parte das diversas programações
Luciana Barros/Governo do Tocantins
Em celebração ao Dia Internacional da Mulher a Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio de suas diversas áreas promoveu uma programação especial. Nas ocasiões foram debatidos o processo de adoecimento, prevenção, alimentação, nutrição, saúde mental e parte clínica ginecológica, além de sorteios, palestra e momentos de embelezamento.
Na segunda-feira, 09, a Superintendência de Políticas de Atenção à Saúde (SPAS) promoveu um momento de homenagens às servidoras, com participação de 60 mulheres. “Momentos como este se fazem necessários, pois segundo pesquisas as mulheres compõem hoje tanto no Estado do Tocantins quanto no Brasil, 51% da população, sendo destas na SPAS cerca de 90% de todos os servidores. Nós mulheres estamos vivendo um momento bastante difícil, de transições. Houve muitas conquistas extraordinárias e também muitas perdas. Gostaria de falar do quanto a família precisa dessa mulher equilibrando e rodando esses pratos da sua enorme responsabilidade na sociedade, dedicando mais tempo às crianças e, com isso também, sendo um ser social ativo, participante e criador”, destacou a titular da SPAS, Juliana Veloso.
A servidora Marluce Pilger ressalta o espaço para reflexão sobre a saúde das mulheres que atuam na saúde. “É importante olhar não só como trabalhadoras mais como mulheres que assumimos outros papeis no nosso dia a dia. É um espaço de cuidado e de integração. Para que possamos fazer um bom trabalho na saúde, nós precisamos estar bem”, salientou.
Hospital Geral de Palmas (HGP)
Nesta terça 10, foi realizada uma programação especial com palestras, rodas de conversas, apresentação de dança, além de sessões de maquiagem, massagens, cabelo e designer de sobrancelha.
Maria Edilma que trabalha há oito anos no HGP, no setor de admissão e alta, ficou feliz com a ação em comemoração ao Dia das Mulheres. “Aproveitei a programação e hoje resolvi cortar o cabelo. É sempre bom mudar e as mulheres no geral acabam deixando a vaidade de lado devido ao trabalho”, falou.
Também no HGP, no domingo, 8, foram entregues itens de higiene pessoal e música para a alegrar as mulheres que estavam de plantão e as pacientes, que receberam uma visita especial de voluntários que leram cartas com mensagens de fé, esperança e muito amor. As diversas cartas foram escritas pelos voluntários e familiares.
A iniciativa foi promovida pelo setor de Psicologia, Humanização em parceira com os voluntários da Universidade Federal do Tocantins e segundo a responsável pela área, Núbia Alencar, “mulher é sensível e a hospitalização seja dela ou de um familiar trás estresse emocional. As cartas vem para resgatar a autoestima, esperança e alegria que está no coração dessas mulheres”, explicou.
A paciente Divina Abadia, moradora de Gurupi, não esperava pela visita. “Lindo esta ação dos voluntários. Que continue sempre assim. Aqui as pessoas estão carentes de carinho e amor. Muito obrigada e feliz da Mulher para todas as mulheres”, declarou.
Sugestão de legenda – Fotos: Luciana de Barros/Governo do Tocantins
Foto 01: Pacientes do HGP recebem carinho por meio de cartas lidas por voluntários.
Foto 02: Saúde homenageia às servidoras com sorteios, palestras e dicas sobre os cuidados com a saúde da mulher
Foto 03: Mulheres receberam momento de embelezamento no HGP