Tom Lyra fez referência ao aumento de 185% em relação à 2018, no número de empregos gerados no setor, de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged)
O secretário da Indústria, Comércio e Serviços (Sics) e presidente da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Tom Lyra, destacou nesta quarta–feira,11, o aumento dos indicadores do Turismo no Tocantins, durante jantar na residência oficial do embaixador do Brasil, Carlos Simas Magalhães, acompanhado do ministro do turismo Marcelo Álvares Antônio e do ministro da Indústria, Comércio, Serviço e Turismo de Portugal, Pedro Siza Vieira.
Tom Lyra fez referência ao aumento de 185% em relação ao 2018, no número de empregos gerados no setor, de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Lyra advertiu ainda que estes indicadores trazem novas exigências e desafios ao Estado.
“O aumento recente no Tocantins de 39% no fluxo de turistas e de 185% em empregos gerados em relação ao ano passado é bom, está feito, mas precisamos fazer mais “, Acrescentou. Tom Lyra definiu ainda como um desafio a consolidação do turismo nas sete regiões turísticas tocantinense nos próximos três anos.
Novos mercados
Tom Lyra destacou a diversificação de mercado dos que procuram o estado como opção turística, que reduziu a dependência dos destinos tradicionais, como Jalapão, Cantão e Serras Gerais. “Temos agora mercados novos que são descobertos pelo governo e que podem ser aproveitados pelos turistas, ” disse.
O secretário reiterou ainda que isto aconteceu não por uma queda no volume dos destinos tradicionais, mas porque “fomos capazes de atrair pessoas de todo o mundo e do mercado interno para todo o Tocantins com o intenso trabalho de divulgação em eventos no País e pelo mundo afora, o que resultou em um aumento do fluxo de turistas americanos, franceses, alemães, canadenses, ingleses e holandeses na rota da pesca esportiva.
Esforço do governador
Por último, o secretário Tom Lyra frisou o esforço intenso do governador Mauro Carlesse na promoção externa do destino Tocantins com a marca “Descubra o Tocantins” e também o empenho do governador em adequar o estado com o Plano Anual de Turismo, aliado a melhorias na infraestrutura.
Para Tom Lyra, a política econômica do governo e a estabilidade política, aliado a segurança jurídica, sem dúvida, eleva o nível de confiança de quem procura o Estado para fazer negócios, incluindo os próprios empresários do setor. “Acertamos na política de promoção e marketing, mas a política adotada pelo Governador Mauro Carlesse nesse setor foi um dos fatores primordiais para este crescimento”, reiterou.
Segundo Tom Lyra, o governador Mauro Carlesse entende que o turismo só valerá a pena no Tocantins, na medida em que valer para os tocantinenses, para os turistas e para a região no seu todo. Lyra pontuou ainda : “Não nos acomodemos. O que nos deve motivar e desafiar é o que está à nossa frente, o que ainda falta fazer e que temos de fazer melhor e diferente. É aí que reside essa ideia de atração com sustentabilidade. Não podemos nos acomodar nem se deslumbrar com o crescimento”.
Segundo o ministro do turismo do Brasil, Marcelo Álvares Antônio, o Tocantins deve manter-se na tendência de crescimento neste setor no Brasil. “A política de incentivo do governador Mauro Carlesse, aliado a uma gestão cada vez mais criteriosa na divulgação do seu estado, contribui ainda mais para alcançar os resultados desejados”, acrescentou.
Créditos: Divulgação
—
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo “Veículos Imprensa” dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para [email protected].