Visando garantir a segurança dos estudantes e profissionais da educação, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), iniciou no último sábado, 8, o trabalho de sanitização das 493 escolas da rede estadual de ensino.
A sanitização dos ambientes escolares ocorre simultaneamente nas 13 Diretorias Regionais de Educação (DRE), pelos próximos 30 dias. Consiste na aplicação de calda química a base de saneantes domissanitários com a finalidade de esterilização química contra germes, bactérias, ácaros e outros micro-organismos nocivos à saúde.
Para a realização da sanitização está sendo utilizado desinfetante à base de quaternário de Amônio 5ª geração e de baixa toxicidade, que age por destruição das proteínas dos micro-organismos. A eficiência do produto é atestada em laudo do Instituto de Biologia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) para os seguintes vírus: Coronavírus (strain MHV-3), Adenovirus type 5 e Norovírus Murino (MNV).
A gestora da Seduc, Adriana Aguiar, reforçou o compromisso do Governo do Estado em garantir a segurança de servidores e estudantes em seu plano de retomada das aulas na rede, lembrando que este é o primeiro pilar do planejamento. “Além da sanitização, estão em curso os procedimentos licitatórios para aquisição de máscaras, estas inclusive estão em confecção; álcool em gel, álcool líquido e termômetro para as unidades de ensino”, enfatizou.
Fotos: Marcio Vieira/Governo do Tocantins
Foto 01: A sanitização tem como finalidade a esterilização química contra germes, bactérias, ácaros e outros micro-organismos nocivos à saúde
Foto 02: A sanitização dos ambientes escolares ocorre simultaneamente nas 13 Diretorias Regionais de Educação pelos próximos 30 dias