Governo do Tocantins orienta equipes do Programa Criança Feliz nos municípios sobre recomendações do Ministério da Cidadania e do UNICEF
Sinopse: As recomendações são contribuições elaboradas pelas equipes do Ministério da Cidadania e do UNICEF visando o desenvolvimento das atividades planejadas e realizadas pelas equipes nos municípios, e são extraídas das ações dos próprios municípios.
Cláudio Duarte/Governo do Tocantins;
O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), atualiza toda semana as orientações às equipes municipais do Programa Criança Feliz (PCF) sobre as recomendações referentes ao Plano de Ações PCF/COVID, que visa auxiliar os municípios quanto a atuação no PCF, no âmbito do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e demais parceiros da rede de atenção à primeira infância no município durante a pandemia do novo coronavírus.
As recomendações são contribuições elaboradas pelas equipes do Ministério da Cidadania e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) visando o desenvolvimento das atividades planejadas e realizadas pelas equipes nos municípios, e são extraídas das ações dos próprios municípios.
A Coordenadora Estadual do Programa Criança Feliz no Tocantins, Katilvânia de Souza Guedes, disse que os estados indicam os municípios ao Ministério e ao UNICEF, que entram em contato com as equipes municipais, colhem as informações, produzem o material e disponibilizam semanalmente. “Algumas das recomendações disponibilizadas nos materiais são experiências de atuação compartilhadas pelas equipes do PCF nos municípios tocantinenses de Figueirópolis e Sitio Novo do Tocantins”, afirmou ela.
As recomendações são recebidas pela equipe estadual do PCF e compartilhadas com os municípios para que sejam trabalhadas com as equipes e esses materiais recebidos sejam de fato trabalhados junto às famílias.
Os supervisores ao receberem as recomendações as repassam aos visitadores que, seguindo as orientações de acordo com a faixa etária do público que atendem, elaboram um plano de visita que atenda as condições das famílias.
A coordenadora Katilvânia esclarece que a família será atendida conforme a tecnologia que acessa. “Os vídeo e áudio atenderão aquelas famílias que conseguem acessá-los, os impressos atenderão aquelas que conseguem ler e ter compreensão dos textos, e as demais serão atendidas por meio de visitas com os cuidados previstos nos protocolos”.
A Coordenadora ressaltou ainda, que acontecem também reuniões on-line com as equipes, de modo a sanar os questionamentos relativos às recomendações e as demais dúvidas que possam surgir nos municípios.
Plano de Ações PCF/COVID
O Plano de Ações PCF/COVID foi elaborado pelo Ministério da Cidadania em apoio aos estados, que por sua vez, subsidiam os municípios com as sugestões das atividades.
Criança Feliz
O programa foca no desenvolvimento integral das crianças brasileiras, principalmente as que se encontram em situação de vulnerabilidade social. O principal objetivo é assegurar, com estratégias de visitação familiar, as condições para que elas desenvolvam seus potenciais.
A visitação atende famílias com gestantes e/ou crianças de até três anos de idade; no caso de crianças em situação de extrema pobreza ou necessidades especiais, o apoio se estende até os seis anos de idade.
O PCF é uma iniciativa do Governo Federal, com gestão compartilhada com o Governo do Estado e municípios. No Tocantins o programa é coordenado pela Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas) e municípios.