Representantes da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) receberam nesta quinta-feira, 12, em Palmas, uma equipe técnica da Agência de Defesa Agropecuária do estado do Pará (Adepará), para apresentar o funcionamento do Sistema Informatizado de Defesa Agropecuária (Sidato), bem como trocar informações visando a retirada da vacinação contra a febre aftosa de ambos os territórios.
O diretor de defesa, inspeção e sanidade animal da Adapec, Márcio Rezende, falou da importância da parceria, e juntamente com a equipe demonstrou como é o banco de dados e as atividades desenvolvidas dentro do Sistema. Além disso, explanou sobre as ações que visam o avanço do status sanitário da febre aftosa. “Temos um Sistema robusto, auditado, que nos dá segurança para executar as atividades e a Adepará, que é uma grande parceira, vem agregar conhecimento para discutirmos a integração de sistemas”, avaliou.
O diretor de defesa e inspeção animal da Adepará, Jefferson Pinto de Oliveira, disse que o objetivo da visita é estreitar as relações técnicas, operacionais e administrativas entre os dois estados através das agências. “Viemos conhecer o Sidato, tratar das estratégias do plano da retirada da vacinação antiaftosa, além de avaliar e propor troca de informações quanto a vigilância ativa e passiva de propriedades rurais, bem como do trânsito animal, vegetal e seus produtos”, ressaltou.
O Tocantins faz parte do bloco IV, com previsão para retirada da vacinação a partir de 2022. O estado do Pará faz parte do bloco II com a perspectiva de remover a vacinação em outubro do mesmo ano.