A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) realizou esta semana entre os dias 29 de setembro e 1º de outubro, seis blitzs sanitária sobre transporte de produtos de origem animal, na rodovia TO-080, no distrito de Luzimangues, em frente a Garagem Central do Estado na entrada da capital, na TO-010, na saída para Miracema e na TO-020, na saída para Aparecida do Rio Negro com abordagens a cerca de 170 veículos, possíveis transportadores destes produtos.
Segundo o gerente de inspeção animal da Adapec, Antonio Caminha, o objetivo da ação foi evitar que alimentos inadequados sejam transportados e cheguem à mesa do consumidor. Além disso, uma forma de realizar um trabalho de educação sanitária junto aos condutores de veículos.
Durante as abordagens não foram encontradas irregularidades, os produtos inspecionados tinham origem comprovadas com registro no Serviço de Inspeção Animal (SIE-TO) e no Serviço de Inspeção Federal (SIF). “O que pode ser avaliado como positivo, uma vez que isso demonstra o compromisso dos empresários com a qualidade dos produtos que estão sendo comercializados nesta rota,” disse Antonio Caminha.
A blitz aconteceu com a equipe de combate a clandestinos do setor de inspeção animal da Agência e apoio das barreiras volantes das regionais da Adapec de Porto Nacional e Palmas, onde foram verificadas as cargas e a documentação de origem dos produtos, condições de higiene e temperatura. Estas ações continuarão ocorrendo em todo o Estado, sobretudo no entorno das maiores cidades.
Sugestão de Legenda
Foto 1: Veículos foram abordados para verificação de documentação. Foto – Divulgação / Adapec
Foto 2: Foram abordados cerca de 170 veículos. Foto – Divulgação / Adapec
—
Núcleo de Comunicação
[email protected] Adapec |