logo

Aeroporto de Palmas adota medidas de segurança para evitar contágio da Covid-19

Medidas de proteção foram definidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Entre as regras está o uso obrigatório de máscaras por funcionários e passageiros e intensificação de limpeza das áreas comuns.

O Aeroporto Brigadeiro Lysias Rodrigues, em Palmas, passou a adotar medidas para evitar o contágio de Covid-19. Entre as regras está o uso obrigatório de máscaras, higienização das mãos e distanciamento entre as pessoas. No local há adesivos instrutivos, telas informativas e avisos sonoros sobre a prevenção da doença. Segundo a Infraero, o objetivo é preparar os terminais para o aumento da circulação de pessoas.

A Infraero informou que as medidas de proteção foram definidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Por segurança, agora limpeza das áreas comuns do aeroporto e disponibilização de itens de higiene serão intensificadas. Os passageiros são orientados a realizar check-in pela internet e fazer pagamentos com cartões. Veja as regras abaixo.

As sinalizações da campanha ‘Cuide ainda + de você e dos outros’ estarão por todo o caminho que os passageiros fazem para o embarque e desembarque de um voo.

Quem chegar ou sair do aeroporto de Palmas vai encontrar adesivos instrutivos no momento do check-in, embarque, desembarque, nas áreas de raio-x, esteiras de retirada de bagagens, ao usar escadas e mesmo na entrada em estabelecimentos comerciais e praça de alimentação.

As marcações no chão alertam para a necessidade de manter o distanciamento de 2 metros entre pessoas e as formas de prevenção do vírus.

Medidas de segurança estabelecidas à Infraero

  • Estímulo ao uso de canais digitais para realização de check-in (aplicativos das empresas aéreas ou web-check-in)
  • Orientação de se evitar o manuseio de cartões de embarque impressos
  • Se possível, usar cartões de crédito ou smartphone para pagamento de compras no aeroporto
  • Uso de máscara durante circulação nas áreas públicas do aeroporto e uso de equipamentos de proteção individual (EPI) por empregados da Infraero ou outras pessoas que trabalhem nos aeroportos da empresa
  • Divulgação de instruções de higiene, proteção e distanciamento social em sistema de som, painéis informativos de voos, além de conteúdos no site, redes sociais e demais meios aplicáveis à Rede Infraero para prevenir e combater o Covid-19
  • Orientação de evitar aglomerações em lojas, restaurantes e lanchonetes;
  • Monitoramento da disponibilidade de álcool em gel, sabonete líquido e papel toalha em todos os seus aeroportos, além de reforçar a limpeza e desinfecção de toda a área de movimentação de passageiros, pontes de embarque, ônibus de embarque e desembarque e demais espaços de uso comum
  • Distanciamento de pelo menos dois metros entre pessoas no aeroporto com sinalização por meio de adesivos de mesa, piso e assentos
  • Organização, junto com as empresas aéreas, de maior espaçamento entre os passageiros nos embarques e desembarques, seja em fingers ou procedimento remoto (ônibus ou a pé)

Desde o início da pandemia o aeroporto de Palmas continua funcionando. A orientação é que os passageiros verifiquem com a companhia aérea, antes de ir ao terminal, se a programação do voo está mantida ou foi alterada. Para informações sobre remarcações e cancelamentos de voos, a orientação é que o passageiro faça contato direto com as empresas aéreas.

Limpeza no aeroporto de Palmas é intensificada — Foto: João Guilherme Lobasz/G1

Limpeza no aeroporto de Palmas é intensificada — Foto: João Guilherme Lobasz/G1

* Os comentários aqui postados são de inteira responsabilidade de seus autores, não havendo nenhum vínculo de opinião com a Redação da equipe do Portal Tocantins News. Obrigado.