A Agência de Fomento do Estado do Tocantins apresenta balanço das ações desenvolvidas em 2020 e encerra o ano com aproximadamente R$12,5 milhões liberados em crédito para os empreendedores tocantinenses, totalizando 1.079 contratos, onde 99% foram deliberados após a pandemia da Covid-19.
Por determinação do governador Mauro Carlesse, a Agência de Fomento atendeu os empreendedores mais necessitados e afetados economicamente, por meio de várias ações adotadas, como a prorrogação de 90 dias dos contratos dos adimplentes, o aumento da carência para até 120 dias, redução das taxas de juros, isenções de certidões; análise com restrições pós-pandemia e linhas direcionadas para classes empresariais.
De acordo com a presidente da Agência de Fomento, Denise Rocha, todas as ações da Fomento receberam o apoio incondicional do governador Carlesse, que sempre esteve atento às necessidades do empreendedor tocantinense.
“Tenho orgulho de fazer parte desta instituição, apoiada pelo governador Mauro Carlesse, e tenho orgulho de ser membro dessa equipe única formada nesta gestão. Uma equipe que se apoia e se complementa para o bem comum”, destaca a presidente.
Denise Rocha ressalta ainda o aumento no número de contratos. “Por meio das parcerias com as secretarias, conseguimos alcançar o maior número de empreendedores possíveis, ultrapassando em mais de 150% o número de contratos acumulados dos últimos 5 anos”, pontua.
Em parceria com a Secretaria de Estado da Fazenda, a Agência de Fomento lançou, em outubro deste ano, o Crédito Popular, linha que se tornou um sucesso e permitiu a liberação de crédito para 767 famílias em todo Estado, que já estão com o recurso em conta. Foram mais de R$ 4 milhões liberados em menos de 60 dias, oriundos do Fundo de Desenvolvimento Econômico e Sustentável do Tocantins (FDESTO).
Para manter o mesmo patamar de excelência em 2021, a Agência de Fomento, por meio de projetos-piloto, pretende utilizar a plataforma digital, disponibilizada no crédito popular, e deixá-la acessível em todas as linhas de crédito da instituição, bem como, realizar o credenciamento de correspondentes bancários, começando por contadores, para fomentar uma maior área possível em todo Estado.
Atendimento e Prospecção
Inaugurada há 15 anos em Palmas, a Agência de Fomento é uma instituição financeira pequena, que tem como objeto social o financiamento de projetos de desenvolvimento do Estado do Tocantins, que promovam benefícios econômicos e sociais.
Em atendimento na sede em Palmas direcionada para todo o Estado, a Fomento buscou atender por telefone, e-mail e até em ação itinerante possibilitando beneficiar os diversos municípios tocantinenses.
Em parceria com a Secretaria de Estado da Administração, a Agência de Fomento encerra o ano de 2020 com pontos de atendimento no É Pra Já de Araguaína, direcionado para a região sul, bem como no É Pra Já de Gurupi, para melhor atender a região norte.
Com a pandemia e as necessidades dos empreendedores, a equipe da Agência de Fomento esteve presente em Alvorada, Araguaçu, Cariri, Dueré, Figueirópolis, Formoso do Araguaia, Gurupi, Lajeado, Paraíso do Tocantins, Peixe, Sandolândia, Mateiros, Miracema, Mumbuca, Ponte Alta, São Félix Taquaruçu, PA Vale Verde em Gurupi, e Zona Rural Jandira, também região de Gurupi. No total, foram 19 localidades que puderam dispor do atendimento presencial da Agência de Fomento, com todos os cuidados necessários de higienização e distanciamento.
Lançado o Crédito Popular em outubro deste ano, a Fomento inovou com a criação de uma plataforma on-line para análise de crédito, onde o cliente preenchia o cadastro e anexava a documentação solicitada, facilitando, agilizando e desburocratizando o acesso ao crédito.
Ações direcionadas
Ampliando o número de atendimentos e categorias alcançadas foram estabelecidas ações e criadas linhas de crédito específicas para impulsionar a economia tocantinense. No mês de março, em comemoração ao dia das mulheres; e em julho, em comemoração ao dia do comerciante, foram criadas linhas com taxas reduzidas, com carências e créditos ampliados, dentro dos critérios pré-estabelecidos pelo Banco Central.
Continuando as ações, foram firmadas parcerias com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Gurupi (CDL), o Conselho Regional de Contabilidade do Tocantins (CRC-TO), a CDL de Palmas e o Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins). O resultado dessa parceria veio por meio das linhas: Associados CDL Gurupi; Crédito para Contadores; Crédito Empresarial 13°; e, Programa Tilápia, com linhas de crédito para a piscicultura.