logo

Agência de Metrologia faz mais de 20,6 mil ações no primeiro semestre de 2022

Agência de Metrologia faz mais de 20,6 mil ações no primeiro semestre de 2022

Fiscalização de produtos pré-medidos, ensaios laboratoriais, aferição de radares e instalação de taxímetros foram realizadas pela agência.

Cejane Borges / Governo do Tocantins

Com a missão de promover a confiança à sociedade e competitividade ao setor produtivo por meio da Medida Certa, a Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Estado do Tocantins (AEM-TO), que é o órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), registrou 20.660 ações no primeiro semestre do ano.

É da competência da Metrologia Estadual atuar na defesa dos interesses do consumidor e na qualidade dos bens ofertados à sociedade, por meio do apoio ao desenvolvimento industrial e comercial, respeitando às normas vigentes. Compete à AEM a fiscalização e, quando necessário, a apreensão de produtos e instrumentos irregulares no comércio, sem o selo de identificação da conformidade.

No Tocantins, a Agência de Metrologia trabalha baseada na legislação metrológica e, principalmente, na busca pela conscientização das instituições e da sociedade, por meio de trabalhos educativos, da necessidade da certificação dos produtos.

De acordo com o presidente interino da AEM, Anderson Luiz Justino Martins, as ações da pasta têm também o objetivo de harmonizar as relações de consumo, com a equidade para quem comercializa e a tranquilidade para o usuário que precisa do produto.

“Mais do que números, os resultados representam a nossa equipe nas ruas e estabelecimentos comerciais, atuando para assegurar a concorrência leal e a competitivade legal. Tudo garantindo que o consumidor tenha seus direitos respeitados”, pontua o gestor.

Ações da Metrologia Estadual

A Agência de Metrologia trabalha em quatro frentes de atuação: Qualidade, Pré-Medidos, Instrumentos e Conformidade. Para isso executa o Plano de Trabalho Anual pactuado junto ao Inmetro. Além disso, a pasta, em conjunto aos demais órgãos delegados do Inmetro, realiza também algumas operações especias.

No primeiro semestre do ano, na área da Qualidade, foram realizadas 5.940 ações, dentre elas a verificação dos produtos com Selo Inmetro, as coletas têxteis, as visitas às oficinas reparadoras de pneus, às oficinas de manutenção de extintores. Na área de Pré-Medidos foram realizadas 6.085 ações, dentre elas a pesagem e conferência de produtos dos gêneros alimentícios e de higiene pré-embalados. Na área de Instrumentos foram 8.635 ações. Compreendem as ações da Metrologia Estadual a Verificação de Radar, Taxímetro, Cronotacógrafo, Balanças, Bombas de Medidores de Combustível e de Esfigmomanômetro.

* Os comentários aqui postados são de inteira responsabilidade de seus autores, não havendo nenhum vínculo de opinião com a Redação da equipe do Portal Tocantins News. Obrigado.