Para muitos, a cozinha é o coração da casa, é o local aonde a família se reúne, se criam memórias afetivas, sabores e tradições são repassados às gerações. Mas, é também, um espaço que requer muito cuidado por apresentar inúmeros riscos de acidentes de consumo.
Nesse sentido, a Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Estado do Tocantins (AEM-TO), órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), em seu papel de prestar sempre informações educativas à sociedade, com o objetivo de evitar acidentes e de prestar informações de relevância à população, orienta que sejam sempre observadas medidas de segurança na instalação do gás e verificados o prazo de validade de mangueiras e registros.
De acordo com o presidente da AEM, Anderson Luiz Justino Martins, é fundamental que o consumidor esteja sempre atento aos cuidados na hora de instalar o gás na sua cozinha residencial ou comercial. “A posição do produto, as informações contidas no lacre da válvula, a validade e, em especial, a instalação no que se diz respeito às mangueiras e registros, são medidas de segurança que evitam acidentes desnecessários”, reforça o gestor.
Não ultrapasse o prazo de validade e evite o desgaste por uso inadequado
As mangueiras do botijão são itens que devem ser sempre observados, pois elas têm a validade de cinco anos, a partir da data de fabricação, devido à possibilidade de ressecamento de alguns dos seus componentes. Na superfície da mangueira de gás e no verso do regulador constam as validades das respectivas peças.
O mau uso também pode provocar a necessidade de substituição antes do prazo de validade: mangueira dobrada ou excessivamente esticada; instalações por dentro do concreto; e ambientes expostos a excesso de calor, umidade, produtos corrosivos.
Nesse caso, com o desgaste, é importante fazer a substituição do produto.
Dicas importantes que salvam vidas e evitam acidentes de consumo
1) Compre sempre de revendedores autorizados, e verifique a presença do lacre e do rótulo de segurança. A marca da distribuidora, a certificação do Inmetro e o prazo de validade devem estar especificados no corpo do botijão de gás.
2) Recuse botijões sem o lacre da distribuidora na válvula, amassados, enferrujados ou com as alças soltas.
3) A mangueira deverá ser fixada sempre com braçadeiras para ampliar a segurança. Só use a certificada pelo Inmetro com a gravação NBR 8613 e prazo de validade. Nunca faça extensões na mangueira de gás, juntando várias delas.
4) O regulador de pressão também deve respeitar a norma NBR 8473 e ter o selo de segurança do Inmetro. Fique atento à validade do equipamento (5 anos, conforme ABNT NBR 8473).
5) O botijão deve permanecer sempre na posição vertical, nunca deitado.