Trabalhos foram executados com agilidade para garantir a segurança dos usuários da ponte
Para minimizar os problemas causados pela incidência de chuvas e assegurar a mobilidade dos motoristas, o Governo do Tocantins, por meio da Agência Tocantinense de Transportes e Obras (Ageto), atuou na quarta-feira, 16, para proteger e conter o avanço de uma erosão na parte da cabeceira da ponte sobre o rio Vermelho na TO-020. O trecho liga Centenário ao entroncamento da TO-245, no município de Lizarda.
A interdição parcial da pista, devido à abertura da erosão no aterro da cabeceira, foi provocada pela força das águas das fortes chuvas, que atingiram a região nos últimos dias. A equipe da Ageto executou os trabalhos de correção com material de preenchimento de cascalho com argila. As intervenções foram concluídas no mesmo dia com a compactação do local danificado.
O residente da Ageto de Guaraí, Antônio Martins Pereira, explica que a ponte não sofreu nenhum problema estrutural. “Nossa equipe restabeleceu, no mesmo dia, a fluidez do trânsito e a segurança na rodovia. A ponte em si não teve nenhum problema que comprometesse a integridade da sua estrutura, o problema foi o volume de água que levou a terra sob o aterro, causando o deslizamento, trazendo risco para os motoristas”, informou.
Ainda de acordo com Antônio Martins Pereira, esse trecho da rodovia TO-020 não é pavimentado, porém, é estratégico para o desenvolvimento da região. Por ali, ocorre o escoamento da produção agropecuária, bem como a trafegabilidade dos moradores da região.
Edição: Lenna Borges
Revisão Textual: Marynne Juliate