logo

Alimentação saudável com toque especial de carinho

Data: 13/04/2022. Local: CMEI Contos de Fada, 605 Norte(CMEI) Contos de Fada lançou a Campanha Páscoa Solidária. Foto: Regiane Rocha.

Todos os dias os alunos da Escola de Tempo Integral (ETI) Eurídice de Melo, situada no Jardim Aureny III, comem uma merenda balanceada e rica em nutrientes, que ajuda no desenvolvimento físico e no rendimento escolar das crianças. Os alimentos são preparados com capricho e dedicação pela merendeira Valcireni Pereira Cardoso que destaca o prazer em fazer parte deste processo.

“Me sinto muito feliz por fazer parte da equipe que prepara a alimentação de tantas crianças. Coloco todo o meu amor em cada prato que cozinho. Eles gostam do almoço que faço e também do bolo. Vejo que ficam felizes quando o bolinho é servido. Meu coração se enche de alegria.”

No Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) João e Maria, localizado na Arso 32 (305 Sul), toda a preparação inicia com análise do cardápio recebido pela Secretaria Municipal de Educação (Semed).

A diretora do Cmei João e Maria, Luciene Poerschke, conta que após o processo de licitação para aquisição dos gêneros alimentícios, a equipe escolar atualizada sobre o manual de boas práticas partem para o preparo com cuidado e muito capricho.

“Até chegar na degustação das nossas crianças, cada refeição servida é feita com muito zelo e carinho, atendendo toda a demanda e cumprindo as normas de segurança, bem como as restrições alimentares. Acompanhamos de perto as refeições das crianças para analisarmos quanto à aceitabilidade e o não desperdício, além do incentivo de uma alimentação saudável”, relata a diretora, salientando que as experiências alimentares começam com as cores, sabores, texturas e cheiro.

 

Merenda com gostinho de quero mais

Os irmãos Augusto de Abreu Oliveira Neves, 4 anos, e Gustavo de Abreu Oliveira Neves, 2 anos, ambos alunos do João e Maria adoram as refeições do Cmei. A servidora pública mãe dos pequenos, Ana Carolinne de Abreu Oliveira Neves, fala que todos os dias quando pega os meninos na escolinha, a primeira coisa que faz é perguntar a eles o que mais gostaram de fazer no dia, e os dois respondem juntos que foi a comida deliciosa servida.

“Eles falam: mamãe o que eu mais gostei foi comer, depois foi brincar. E eu sempre saio de lá satisfeita. Um dos meninos que não come feijão em casa de jeito nenhum. E às vezes eu perguntava aos professores como é que tinha sido a alimentação dele durante o dia, e elas diziam que ele tinha comido bem. Arroz, feijão, carne e salada. Então lá ele conseguia comer o feijão tranquilamente, o que deixa o meu coração alegre.  Eles comem super bem na escola, inclusive o meu caçula sempre repete as refeições”, relata sorridente.

Ao entrar no Cmei, Ana Caroline confessa que o cheiro da comida é muito bom e sente vontade de sentar lá e se alimentar junto com as crianças. “Além das refeições serem apetitosas, observo que eles utilizam várias formas para atrair as crianças. Tem pão colorido, feito de laranja e cenoura, as verduras são enfeitadas, e assim as crianças comem sem nem perceber do que foi feito”, observa a mãe.

 

Texto: Redação Semed

Edição: Deni Rocha/Secom

* Os comentários aqui postados são de inteira responsabilidade de seus autores, não havendo nenhum vínculo de opinião com a Redação da equipe do Portal Tocantins News. Obrigado.