logo

Alunos do SESI campeões nacionais de robótica visitam superintendência regional em Palmas

Alunos do SESI campeões nacionais de robótica visitam superintendência regional em Palmas

Após conquista da etapa nacional, alunos começam preparação para representar o País na França em 2023.

A caminho de casa trazendo para o Tocantins o troféu e medalhas de campeões nacionais da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) – Prática Nível 2 (Ensino Médio), os alunos e equipe da Escola SESI de Araguaína, Sérgio Gabriel, Regimar Negreiros e o professor Ulisses Parreira pararam em Palmas na manhã desta segunda-feira, 24/10, onde foram recebidos na sede da instituição pela superintendente Roseli Sarmento.

A etapa nacional da OBR 2022 foi realizada de 17 a 22/10 em São Bernardo do Campo (SP) reunindo competidores de escolas de todo o país em diferentes categorias. Os dois alunos campeões do SESI já foram campeões da OBR em 2018 com a equipe Tucuna ao disputarem o Nível 1 em João Pessoa/PB e continuaram competindo e aperfeiçoando.

A persistência que o peixe Tucunaré empreende ao caçar inspirou o nome da equipe do SESI Tucuna e foi muito útil para a conquista. “Eu tenho pra mim que ao fazer algo é preciso fazer bem feito. Nosso robô fechou quase todas as mesas [provas] e o segredo foi não desistir, aprimorar o que dava certo e trabalhar em cima dos desafios que surgiam”, explicou o agora bicampeão, Regimar Negreiros.

“O que a gente não previu, a gente achava soluções, sem desistir”, complementou o também campeão Sérgio Gabriel.

A superintendente do SESI Tocantins, Roseli Sarmento, recebeu o agradecimento do apoio da instituição pela equipe reforçando que o bom resultado é fruto de um trabalho coletivo. É uma troca e ganho em conjunto. O professor com essa garra e vontade de fazer, vocês com essa dedicação e toda equipe do SESI no apoio. Nós só temos que incentivar, dar condições para que melhorem e desenvolvam sempre e comemorar essa conquista”, disse Roseli.

A Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) é uma olimpíada científica que trabalha este tema para estimular os jovens às carreiras científico-tecnológicas, identificar jovens talentosos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro. A OBR possui duas modalidades: Prática e Teórica e os vencedores da Prática Nível 2 disputam a etapa internacional representando o País na França em julho de 2023.

Por Priscila Cavalcante

* Os comentários aqui postados são de inteira responsabilidade de seus autores, não havendo nenhum vínculo de opinião com a Redação da equipe do Portal Tocantins News. Obrigado.