Um formato de entretenimento que vai levar ao público que está em casa novas descobertas! Foi assim que a Dellarte – produtora cultural, que atua no mercado de grandes eventos de arte e cultura há 38 anos, construiu o projeto Digital Dellarte. Serão sete espetáculos online gratuitos, com alguns nomes inéditos no Brasil que acontecem entre os meses de outubro e dezembro.
Em uma versão interativa de programa de TV, cada espetáculo gravado terá entrevistas exclusivas com diretores artísticos, maestros e músicos comandadas pelo jornalista e escritor Rodrigo Alzuguir que serão exibidas, com as apresentações, no canal Dellarte no Youtube DellArteSolucoes.
O primeiro espetáculo acontece no dia 15 de outubro com apresentação da Lucerne Symphony Orchestra – uma das formações sinfônicas mais antigas do mundo – com a exibição do concerto Oferenda Romântica, concerto duplo para piano e violoncelo, do compositor russo Rodion Shchedrin. Vale ressaltar, a participação nesta apresentação, dos espetaculares solistas Misha Maisky e Marta Argerich. O programa será antecedido por uma entrevista com Numa Bischof Ullmann, diretor artístico da orquestra.
O Digital Dellarte terá a exibição de uma grande comemoração pelos 60 anos do Balé Nacional da China, com a exibição de um programa especial, “Homenagem à Vida”, no dia 22 de outubro. O programa é composto por cinco peças concebidas pelos coreógrafos da companhia e encenadas durante a pandemia, que trazem uma reflexão
sobre o isolamento imposto ao mundo e um tributo aos heróis do front. O programa também contará com uma entrevista com Feng Ying, diretora artística da companhia.
No dia 29, a vitalidade e contemporaneidade do Balletto di Roma, fundado há 60 anos, será demonstrada no clássico de Shakespeare: Otello, uma das mais famosas produções da companhia. O grupo tem direção artística de Francesca Magnini, um nome de vanguarda no cenário da dança, que levou o Balletto di Roma à projeção internacional.
A programação de novembro ultrapassa as expectativas. No dia 12 teremos a aclamada percussionista chinesa Beibei Wang, pouco conhecida no Brasil, cuja apresentação irá surpreender em um show que mistura o clássico com solos performáticos conceituais. Membro da Royal Academy of Music Beibei, coleciona turnês internacionais e participações em festivais de música com algumas das principais orquestras do mundo.
A unicidade do som e a grandeza da história da Sinfônica de Bamberg poderá ser apreciada pelo público no dia 26 de novembro. Com um história centenária a Sinfônica já apresentou mais de 7 mil concertos em 63 países. Nesta apresentação, o público verá a execução da obra Má Vlast, do compositor tcheco Bedřich Smetana, realizada no Concerto do Festival da Primavera de Praga.
Dia 10 de dezembro é a vez da Orquestra Sinfônica Jovem de Macau, formada por estudantes universitários, através de um grupo de professores e antigos músicos da Orquestra de Câmara de Macau. Será apresentado o Concerto para violino, violoncelo e piano em Dó maior, Opus 56 de Beethoven. No programa uma entrevista com Oswaldo Veiga Jardim, maestro brasileiro radicado em Macau que comanda a Sinfônica.
O famoso Quebra-Nozes, com música de Tchaikovsky numa nova versão ainda não conhecida pelo grande público, será o espetáculo apresentado dia 17 de dezembro pelo Ballet du Grand Théâtre de Genève. Criada em 1960, a companhia suíça, sob direção de Philippe Cohen, explora a pluralidade da dança dos séculos XX e XXI. O programa também contará com uma entrevista com Jeroen Verbruggen, coreógrafo desta releitura de um clássico do balé mundial.
Para Steffen Dauelsberg, diretor executivo da Dellarte, o projeto digital marca mais um passo importante na democratização do acesso à arte e cultura. “A pandemia afetou pesadamente o setor cultural, onde a interação presencial é um dos propósitos da experiência. Tivemos que nos adaptar a novos formatos para o espetáculo continuar. Em nosso último evento completamente digital, o Festival de Inverno Online, conseguimos forte engajamento com as transmissões online com um aumento expressivo de público para mais de 100 mil pessoas nos cinco dias de transmissões ao passo que nas últimas edições, físicas, nos anos anteriores, chegamos a 10 mil pessoas. Um incremento não indiferente que nos faz pensar.”
SERVIÇO:
LUCERNE SYMPHONY ORCHESTRA | ONLINE | YOUTUBE DELLARTE
Data: 15 de outubro (Quinta-Feira)
Hora: 20h
Entrevista com o diretor executivo e artístico, Numa Bischof Ullmann
BALÉ NACIONAL DA CHINA
|ONLINE | YOUTUBE DELLARTE
Data: 22 de outubro (Quinta-Feira)
Entrevista com a Sra Feng Ying
BALLETTO DI ROMA | ONLINE | YOUTUBE DELLARTE
Data: 29 de outubro (Quinta-Feira)
Hora: 20h
Programa: Otello
Entrevista com a diretora artística Francesca Magnini
BEIBEI WANG
| ONLINE | YOUTUBE DELLARTE
Data: 12 de novembro (Quinta –Feira)
Hora: 20h
Entrevista com a percussionista Beibei Wang
SINFÔNICA DE BAMBERG
| ONLINE | YOUTUBE DELLARTE
Data: 26 de novembro (Quinta-Feira)
Hora: 20h
Entrevista com Jakub Hrůša
ORQUESTRA SINFÔNICA JOVEM DE MACAU
| ONLINE | YOUTUBE DELLARTE
Data: 10 de dezembro (Quinta-Feira)
Hora: 20h
Entrevista com o maestro Veiga Jardim
BALLET DU GRAND THÉÂTRE DE GENÈVE
| ONLINE | YOUTUBE DELLARTE
Data: 17 de dezembro (Quinta-Feira)
Hora: 20h
Programa: O Quebra Nozes. Entrevista com Jeroen Verbruggen, coreógrafo