logo

Aprovada a contratação de serviços médicos para atender a saúde da mulher, criança e Rede Cegonha

Na manhã da quarta-feira, 07, foi aprovada, pelo Conselho Estadual de Saúde (CES-TO), a proposta da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) para contratação de empresa, com a finalidade da prestação de serviços médicos para atender a saúde da mulher e criança, além da Atenção à Saúde Materna e Infantil (Rede Cegonha). A deliberação ocorreu na 293º Reunião Ordinária do CES-TO, realizada na Superintendência do Ministério da Saúde (MS), em Palmas.

O superintendente de Unidades Hospitalares Próprias (SUHP/SES-TO), Andreis Vicente, esclareceu que “o intuito da contratação dos profissionais é promover o atendimento integral às mulheres e crianças. Com isso promovemos a descentralização dos serviços, inserindo nas unidades hospitalares estaduais do interior, o atendimento de profissionais médicos das áreas de ginecologia, obstetrícia e pediatria, que poderão atender nas localidades, as demandas dos usuários, sem necessidade de deslocamento”.

“A aprovação dessa deliberação promoverá a oferta célere de saúde para crianças e mulheres dos municípios menores, tanto para atendimento antes e após gestações. Pois os ginecologistas atenderão mulheres com endometriose, miomas e outras demandas, além do pré-natal. Já os pediatras realizarão atendimento a recém-nascidos e crianças até 11 anos”, acrescentou Andreis.

O diretor de Regulação, Monitoramento e Avaliação do Trabalho da SES-TO, Robson José da Silva, explicou que “a contratação é necessária, enquanto o concurso público está sendo organizado pela equipe da Pasta. O concurso público é a medida estratégica da SES-TO, ordenado pelo Secretário Afonso Piva de Santana e Governador Wanderlei Barbosa, com  objetivo de viabilizar condições para fixação de profissionais de saúde que serão destinados às unidades hospitalares estaduais da rede que realizam atendimento de Saúde da Mulher, da Criança e da Rede Cegonha”.

Rede Cegonha

A Rede Cegonha é um programa do Ministério da Saúde (MS), o qual propõe a melhoria do atendimento às mulheres durante a gravidez, o parto e o pós-parto, além do cuidado ao recém-nascido e às crianças com até dois anos de idade.

* Os comentários aqui postados são de inteira responsabilidade de seus autores, não havendo nenhum vínculo de opinião com a Redação da equipe do Portal Tocantins News. Obrigado.