Para fortalecer o empreendedorismo das mulheres artesãs, a BRK, concessionária responsável pelo serviço de água e esgoto em 46 municípios, uniu-se à Rede Asta para o desenvolvimento do projeto Escola de Negócios para Artesãs Nortistas, que visa capacitar 120 mulheres artesãs e produtoras artesanais de Rondônia e Tocantins a transformar suas habilidades artesanais em negócios prósperos e sustentáveis. A formação online e gratuita iniciará em junho, com duração de 5 meses.
No Tocantins, o projeto de incentivo ao empreendedorismo feminino conta com a participação de 32 mulheres de Paraíso, Dianópolis e Augustinópolis. Os treinamentos serão realizados por meio de videoaulas distribuídas nos seguintes eixos temáticos: Gestão, Vendas, Produção e Criação. Além disso, as artesãs terão um auxílio mensal de R$ 100,00 e as 12 empreendedoras mais preparadas receberão um capital de R$ 1000,00.
A Gerente de comunicação e responsabilidade socioambiental da BRK, Karinne Matos, considera a iniciativa relevante para a expansão dos negócios das artesãs. “É de suma importância criar oportunidades para aqueles que empreendem artesanalmente, uma vez que estimula a inclusão produtiva e viabiliza uma economia local sustentável. Além disso, a iniciativa permite a geração de emprego para mulheres que, por vezes, são a principal fonte de renda de suas famílias,” explica.
Incentivo à formação empreendedora
A Escola de Negócio das Artesãs oferece uma formação empreendedora para as profissionais do setor artesanal, com linguagem acessível e conteúdos aprofundados para quem deseja encarar o seu trabalho artesanal como um negócio. Mais de 8 mil mulheres já passaram pela Escola, alcançando um incremento de 40% na renda familiar.
Além da concessionária de água, o projeto conta com apoio do Grupo Energisa que atuará em Rondônia em conjunto com a Rede Asta. A união entre as empresas reforça o compromisso com o desenvolvimento sustentável das comunidades e aprimoramento das habilidades profissionais das mulheres.
…