Outro assunto levado a plenário foi com relação ao atendimento de saúde dos moradores do setor Industrial, que estaria limitando a um membro por família.A sessão ordinária desta terça-feira, 11, teve como destaque projeto de Lei (30/2020)do vereador Sargento Jenilson (PRTB) que tem por finalidade obrigar as escolas públicas e privadas de Gurupi a disponibilizar assentos na primeira fila, bem como um tempo maior para realização de atividades e provas, aos alunos que tenham Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH).
O texto da Lei também prevê ainda que as escolas usem metodologias e recursos didáticos diferenciados a esses estudantes. Mas para que o aluno tenha esses direitos é preciso que os pais comprovem por meio de lado médico que a criança tem TDAH, dislexia ou dificuldade de aprendizagem. “Esses estudantes em sua maioria precisam de um tempo maior para internalizarem o que foi ensinado, sendo assim para que esse estudante não se sinta inferior em relação aos outros estudantes, torna-se indispensável a intervenção do professor nesse sentido”, justificou Jenilson.
Saúde: moradores setor Industrial
O vereador Ivanilson Marinho (MDB) pediu inclusão na pauta desta terça um requerimento destinado a Secretaria Municipal de Saúde do município solicitando melhorias no atendimento aos moradores do setor Industrial. Conforme Marinho, ele teria sido informado pelos moradores daquele bairro de que a secretaria teria limitado o atendimento a um membro por família.
“ Isso vai em total desencontro com a normatização da SUS e com a própria constituição, ou seja se dois membros da mesma família ficarem doentes ou precisar de atendimento, a família será obrigada a escolher um para receber atendimento? Isso é um total desrespeito aos moradores daquele setor, não é justo haver seleção, pois a saúde é um direito de todos”, salientou.
Saúde mulheres
André Caixeta (PSB) cobrou mais uma vez ao secretário estadual de saúde que providencie um mutirão par realizar procedimentos de laqueadura, histerectomia e períneo em Gurupi. “ Há uma grande fila de espera para realização desses procedimentos e um mutirão é uma excelente alternativa para acelerar o atendimento das mulheres gurupienses”.