O Balé Popular do Tocantins, iniciativa do Governo do Estado, desenvolvida por meio da Secretaria da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), entregou nesta quinta-feira, 16, 2.371,855 quilos de alimentos para duas creches cadastradas pelo programa Mesa Brasil. Os alimentos foram arrecadados por meio de ação realizada com os pais dos estudantes atendidos pelo projeto.
Já é uma tradição a realização dos espetáculos do Balé Popular do Tocantins com troca de ingressos por alimentos. O projeto atende a estudantes de instituições de ensino público e privado divididos em turmas infantil, infantojuvenil e juvenil, que participam durante o ano das aulas de ballet clássico, danças urbanas, jazz e dança contemporânea. As atividades são realizadas em unidades de ensino da rede estadual.
O secretário executivo da Seduc, Fábio Vaz, destacou que o trabalho da Pasta também tem um aspecto social. “As escolas mais do que um espaço de ensino e aprendizagem é um espaço de acolhimento dos nossos estudantes, um espaço em que oportunizamos uma alimentação adequada, que acolhemos a comunidade em nossos projetos como no Balé Popular do Tocantins. Parabenizo todos os envolvidos com essa iniciativa de entrega dos alimentos”, ressaltou.
O coordenador e professor do Balé Popular do Tocantins, Jefferson Marques, explicou o papel desempenhado pelo projeto. “Hoje é uma satisfação para nós estar de volta com essa parceria com o Mesa Brasil, que vem desde 2013 e que, infelizmente, desde 2019 não estava acontecendo. É um trabalho que gera frutos, oportunizando a dança para toda a comunidade, e que, por meio das apresentações, fazendo essas arrecadações, nos aproxima mais ainda da comunidade”, pontuou.
Representando o Mesa Brasil Sesc-TO, Any Sandra Cunha Mendonça falou da parceria com o projeto. “São quase oito anos de parceria, que trabalhamos juntos, e que já atendemos a mais de 48 mil pessoas com a entrega de alimentos. Neste ano, serão 200 famílias beneficiadas com essa iniciativa do Balé Popular do Tocantins e que estamos juntos na organização e distribuição dos alimentos”.
Os alimentos arrecadados até agora foram entregues para a Associação Ação Social Santa Terezinha e para a Creche Cantinho da Criança. As apresentações do Balé foram adiadas para o início do próximo ano, quando serão arrecadados mais alimentos que atenderão famílias atendidas por outras entidades. “Uma iniciativa muito importante, pois atende a famílias em situação de vulnerabilidade e que recebem esses alimentos com muita alegria. Só nós iremos atender 60 famílias”, destacou a representante da creche Cantinho da Criança de Palmas.
Fotos: Mari Rios/Governo do Tocantins