logo

bombeiros tocantinenses concluem Curso de Árbitro de Buscas e Resgate com Cães e Certificação Nacional de Busca por Odor Específico

O Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins passou a ter mais um com Certificação Nacional, desta vez, em Busca por Odor Específico, assim como um árbitro credenciado junto ao Comitê Nacional de Busca e Resgate com Cães (CONABRESC). As conquistas ocorreram entre os dias 25 e 28, em Blumenau – SC, elevando o CBMTO para um novo patamar entre as corporações nos trabalhos de busca e resgate.

 

Agora, o CBMTO passa a contar com dois cães certificados, sendo a cadela Sky (05 anos), e Nanf (04 anos), que acaba de receber a certificação em Blumenau. Ambos são da raça Belga Malinois. Ao todo, a corporação tem cinco animais, dos quais,  três, atuam nas atividades de buscas.

 

O cão Nanf forma binômio com o bombeiro militar Alef Teles, e ambos dividem a Certificação Nacional de Busca por Odor Específico.  Alef é cabo no CBMTO e atua na atividade de cinotecnia da corporação desde 2017.

 

A técnica de Busca por Odor Específico se dá com  o cão sabendo exatamente quem ele está buscando. Isso acontece através da apresentação de um artigo de odor humano, que é apresentado ao cão no início da busca. Esse artigo pode ser coletado de uma peça de vestuário, da parte interna de um veículo, fluidos corporais e até mesmo uma pegada.

 

“É um momento de muita satisfação, de conquista, de missão cumprida, em que nos lembramos de todas as dificuldades, de todas as vezes que acordo cedo para treinar, me atrasando para outros compromissos porque estava treinando, lembro dos amigos que ajudaram nos treinos. A sensação é de tirar um piano das costas, e agora é compartilhar essa conquista com amigos, familiares e com nossa corporação”, destacou Alef.

 

O subtenente Raphael Mollo também atua na cinotecnia do CBMTO desde 2017. Desde então, já conquistou, junto com a cadela Sky, a primeira certificação nacional e internacional em Buscas em Áreas Colapsadas. A primeira para o Norte do Brasil.

 

Agora, um novo avanço na carreira militar, ao participar do Estágio Supervisionado de Arbitragem,  que é a última etapa do Curso de Árbitros do Comitê Nacional de Busca e Resgate com Cães. “Considero esta conquista como mais um dos momentos marcantes da minha carreira, não apenas por poder atuar como árbitro, mas por ver mais um fruto do nosso trabalho sendo colhido”, disse o subtenente.

 

“Este, é sempre um momento de muita emoção, pois lembramos de todos os dias que passamos longe de casa, treinando, estudando e atuando em ocorrências”, completou.

 

A habilitação como árbitro pelo CONABRESC dá a Raphael Mollo, a permissão para atuar na certificação de binômios em todos os estados brasileiros. O Comitê Nacional está buscando facilitar a certificação de cães no país, fortalecendo a atividade cinotécnica para uma melhor resposta às ocorrências estaduais e nacionais.

 

Crédito: Divulgação/CBMTO

* Os comentários aqui postados são de inteira responsabilidade de seus autores, não havendo nenhum vínculo de opinião com a Redação da equipe do Portal Tocantins News. Obrigado.