As equipes brigadistas do Parque Estadual do Cantão (PEC) e da Prefeitura Municipal de Caseara recebem o curso da Defesa Civil, para combate a incêndios florestais na região. O curso ministrado por representante da 3ª Companhia do Corpo de Bombeiros de Paraíso do Tocantins se estende por dois dias, nas dependências da Unidade de Conservação. Nesta quinta-feira, 12, o segundo dia do curso teve início com atividades práticas de primeiros socorros e logo após, as equipes seguiram para o treinamento de combate a incêndios florestais, em campo.
No primeiro dia, além do combate a focos de incêndios, a abordagem teórica do curso tratou dos temas organização e liderança. A palestra destacou a missão, a visão e os valores que os brigadistas devem ter; a importância do trabalho do coordenador de grupo e das relações interpessoais. Também foi abordado o comprometimento com a instituição, com os equipamentos, a manutenção e a importância do uso dos EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual).
Adailton Fernandes Glória, supervisor do Parque do Cantão considera que além da responsabilidade do trabalho das brigadas para a preservação ambiental, do comprometimento com a instituição, equipamentos e a proteção individual, a abordagem de temas relacionados à organização, liderança e ética são de extrema importância, em seguida ressalta.
“Foi frisado o respeito às hierarquias, em qualquer setor é necessário manter o respeito no ambiente de trabalho. Também é importante andarmos na mesma linha, mantermos essa sintonia para trabalharmos em conjunto, pois o objetivo da brigada do Cantão é proteger o Parque e da brigada da prefeitura é trabalhar pelo município, mas se em algum momento eles vierem a precisar e não estivermos em missão, nada nos impede de fazermos essa interação e nos ajudarmos uns aos outros”, pondera Adailton Fernandes Glória.
Genoval da Silva Fernandes, 2º sargento Bombeiro da 3º Companhia do Corpo de Bombeiros de Paraíso do Tocantins, ministra o curso da Defesa Civil para as equipes e conta que teve uma recepção calorosa, contudo, logo iniciou o treinamento. “São dois dias de muito trabalho durante o curso; sendo no primeiro, realizadas as abordagens teóricas e no segundo, as atividades práticas. O Parque tem uma ótima estrutura para o curso e observamos o desenvolvimento sustentável da Unidade de Conservação”, pontuou.
Paulo Roberto Ferreira da Mata, secretário de Meio Ambiente e Turismo de Caseara, avalia a capacitação. “Esse curso reúne a brigada do município e da Unidade de Conservação, unindo forças para combate a incêndios em ambas as áreas, a gente fica feliz e agradece a parceria do Parque do Cantão, com tudo que tem feito, um trabalho excelente, que a gente já conhece, sobre foco de incêndios e combate às queimadas. Agora com as duas equipes estamos com força total”, afirma o secretário.
Caio Nascimento, líder da Brigada Municipal de Caseara considera o curso muito importante para o aperfeiçoamento da equipe e destaca que “são conhecimentos que podem ser colocados em prática na ocorrência de incêndios florestais”.
Rayane Mourão da Silva, brigadista do município reitera que o curso desperta a importância do trabalho realizado pelas brigadas e pontua que “é um meio de preservar a natureza, proteger os animais e estamos gostando muito”.
Paulo Ricardo Gomes da Silva, coordenador da brigada do Parque do Cantão também reforça que participar dos cursos sempre renova e acrescenta conhecimentos importantes para o aprimoramento do trabalho realizado dentro da unidade.
Fotos/Crédito: Divulgação/Naturatins