logo

BRK e ATS suspendem cortes de água no Tocantins em combate ao coronavírus

Concessionárias pediram que clientes priorizem o atendimento por meios virtuais. Energisa, que fornece eletricidade, ainda não aderiu.

A BRK Ambiental e a Agência Tocantinense de Saneamento, concessionárias de água e esgoto que atende cidades no Tocantins, informaram nesta quinta-feira (19) que vão suspender os cortes de água por falta de pagamento durante 60 dias em todo o estado. A medida já está em vigor e é motivada pelo avanço da pandemia do novo coronavírus.

A BRK destacou que o acesso a água tratada é essencial para garantir as medidas de higiene necessárias para prevenir a doença. A empresa disse que acredita ser fundamental a união de esforços para proteger a saúde pública nesse momento e pediu que o público priorize o atendimento por meio digital.

Disse que o serviço 0800 está à disposição da população e garante o atendimento sem a necessidade de deslocamento até lojas físicas.

A Agência Tocantinense de Saneamento, que atende as demais cidades, disse que a ordem para tomar a medida foi do governador Mauro Carlesse e que o prazo pode ser estendido.

A Energisa Tocantins, que fornece eletricidade para todos os municípios, ainda não aderiu e mantém os cortes normalmente. A concessionária disse que dialoga com o Governo Federal para definir as medidas a serem tomadas e também pediu que clientes priorizem o atendimento por meios virtuais.

Confira os posicionamentos das empresas na íntegra

Energisa

A Energisa está sensível ao avanço da pandemia do Covid-19 e atenta aos principais temas levantados pela sociedade e diferentes setores da economia. Todo o setor de energia está unido em diálogo aberto com o Ministério de Minas e Energia e a Aneel, agentes federais que regulamentam o setor de energia elétrica, para agir de forma estruturada, buscando o melhor para o país e garantindo que soluções para o segmento sejam pensadas em âmbito nacional, abordando todas as suas variáveis e implicações. Sendo assim, o Ministério de Minas e Energia instalou um Comitê Setorial de Crise para resguardar a saúde de servidores e, também, garantir o funcionamento dos serviços de energia. O Comitê irá articular, coordenar, monitorar, orientar e supervisionar medidas a serem adotadas pelos órgãos e agentes vinculados à pasta. A Energisa reconhece que o serviço de fornecimento de energia se torna ainda mais essencial neste momento e está tomando todas as medidas necessárias para proteger a saúde dos seus colaboradores e clientes, incentivando também que o contato com a empresa seja realizado prioritariamente pelo site energisa.com.br, pela Gisa (atendente virtual pelo WhatsApp) e pelo aplicativo Energisa On. Vale ressaltar ainda que a companhia já conta com planos de contingência para garantir o fornecimento de energia elétrica e atender a todas as emergências.

BRK

Com o avanço da pandemia imprevisível provocada pelo Coronavírus no Brasil, e a importância da sociedade ter acesso à água tratada para cumprir as medidas de higiene fundamentais para conter a disseminação da doença, em especial a frequente lavagem das mãos, a BRK Ambiental paralisou as ações de corte de água por falta de pagamento por 60 dias a partir de 19 de março de 2020.

A empresa acredita ser fundamental a união de esforços para proteger a saúde pública nesse momento crítico vivido pelo País e mantém seus profissionais atuando para garantir a entrega dos serviços de água e esgoto para toda a população.

A BRK reforça que o atendimento digital ou o serviço 0800 à disposição da população, também minimizam os riscos do avanço da Covid 19 e garantem o atendimento sem a necessidade de deslocamento do cliente para uma loja física

ATS

A Agência Tocantinense de Saneamento (ATS) informa que com o objetivo de fortalecer as medidas de prevenção ao novo coronavírus determinadas pelo governador Mauro Carlesse, não haverá por 60 dias cortes de água nas cidades atendidas pela autarquia podendo este prazo ser estendido.

Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

* Os comentários aqui postados são de inteira responsabilidade de seus autores, não havendo nenhum vínculo de opinião com a Redação da equipe do Portal Tocantins News. Obrigado.