Este 07 de Setembro marcou o 29° desfile do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins nas comemorações da Independência do Brasil. Desde sua criação, em 1992, a corporação sempre esteve com as demais Forças de Segurança presente na celebração cívica da Capital, exceto em 2020, quando houve a decretação do isolamento por conta da Pandemia da Covid-19.
E em cada evento, maior tem sido o efetivo e a quantidade de viaturas operacionais nas ruas. Desta vez, o CBMTO desfilou com 107 militares, sendo três pelotões e ainda contou com 08 veículos.
O Desfile de 07 de Setembro, em Palmas, é organizado pela Prefeitura de Palmas e Governo do Tocantins, com dezenas de escolas públicas, órgãos do município e do estado e as Forças de Segurança, inclusive aquelas ligadas ao governo Federal, como Exército Brasileiro e Marinha do Brasil.
O governador Wanderlei Barbosa e a prefeita Cinthia Ribeiro passaram em revista às tropas, em carro aberto, acompanhados dos comandantes das Forças, a exemplo do coronel Carlos Eduardo Farias, comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins, e do coronel Peterson Queiroz de Ornelas, Chefe do Estado-Maior. O desfile, propriamente, ainda não havia começado e em seguida, então, pais, professores e demais cidadãos puderam prestigiar a passagem de cada organização na festa.
“Mais um ano, mais um belo evento em que a gente marca presença. As pessoas vêm para ver os bombeiros militares desfilando, juntamente com as demais Forças de Segurança, gostam dessa interação com a gente e isso é importante. Esse 07 de Setembro marca mais um desfile em que a nossa corporação passa com brilhantismo, mostrando o desenvolvimento, o crescimento do efetivo, das viaturas e do CBM como um todo ao longo desses 30 anos”, afirmou o coronel Farias.
A festa cívica terminou por volta das 20h40, com a passagem dos veículos operacionais de todas as Forças de Segurança, sob o forte aplauso dos espectadores.
Crédito: Luiz Henrique Machado/Governo do Tocantins