O Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins participou como convidado, nesta quinta-feira, 22, em Guaraí, da Audiência Pública de Sensibilização sobre sua chegada à região, dos benefícios de suas ações e das atividades que vai realizar em prol da população. O evento foi promovido pela Prefeitura.
A Região Centro-Norte do Tocantins está a poucos dias de receber a 7ª Companhia Independente de Bombeiros Militar, que vai contemplar 16 municípios com mais de 108 mil habitantes, por isso a audiência foi realizada. A cidade vai receber também as instalações do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).
Durante o evento, os moradores da região puderam tirar dúvidas, fazendo questionamentos aos bombeiros militares e membros do SAMU sobre temas como abrangência de seus atendimentos, que tipo de serviço vão atender, em que período, se vão atuar juntos de alguma forma, entre outros. CBMTO e SAMU terão suas sedes às margens da Avenida Bernardo Sayão com a BR-153, no centro da cidade.
O Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins foi representado pelo tenente-coronel Danúbio Kelly, futuro comando da 7ª Companhia, pelo tenente Hélio Valença, futuro subcomandante, pela aspirante Léia Nazareth e pela subtenente Luciana. Ambas também fazem parte do quadro de 20 bombeiros militares que vão compor a Unidade Operacional. O sargento Érico Araújo também compôs e esclareceu sobre questionamentos dos participantes da audiência.
A estrutura da futura sede da Companhia está passando por acabamento, como instalação da fachada e piso.
O Governo do Tocantins está investindo cerca de um milhão e seiscentos mil reais na folha salarial anual dos militares da Unidade Operacional. A Prefeitura está investindo na construção com mais de um mil e duzentos mil reais e a senadora Dorinha e os deputados estaduais Olyntho Neto e Ivory de Lira apoiam com emendas que somam mais de dois milhões e meio de reais, voltados para a aquisição das viaturas que serão empregadas na Unidade.
É uma satisfação muito grande, pois temos acompanhado as demandas da cidade. Trata-se de um serviço especializado prestado pelos bombeiros militares e SAMU e que estará mais próximo de nós moradores. Agora, precisando, a gente tem onde recorrer”, afirmou Giovanne Vitorino de Oliveira, morador de Guaraí.
A data prevista para a inauguração é o início do próximo mês de abril, com a presença de representantes do Governo do Tocantins, do CBMTO e de autoridades convidadas.
Crédito: Luiz Henrique Machado/Governo do Tocantins