Vai até o dia 20, sexta-feira, o 2º Seminário de Gestores de Ensino e Pesquisa em Segurança Pública, que o Ministério da Justiça está promovendo em Natal – RN. A realização conta com profissionais do Sistema Único de Segurança Pública (Susp), e, entre eles, está o major Nilton Rodrigues, Diretor de Ensino e Pesquisa do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins.
O Seminário começou ontem, 18, terça-feira, e, segundo o ministro Anderson Torres, “o profissional de segurança pública é a base de todo o nosso trabalho e temos procurado valorizar isso”. “Destaco a importância das ações educacionais visando o aperfeiçoamento, desenvolvimento e capacitação constantes daqueles que estão na linha de frente”, afirmou Torres.
Participam do Seminário, gestores de ensino e pesquisa das Polícias Civis e Militares, Corpos de Bombeiros Militares, Perícias, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Departamento Penitenciário Nacional.
Para os organizadores, a realização possibilita uma grande troca de experiências entre os profissionais e fomenta amplo debate sobre ações educacionais de acordo com o Sistema Único de Segurança Pública e a Política Nacional de Segurança Pública e Defesa Social (PNSPDS).
No cronograma da programação serão apresentadas pela Secretaria de Gestão de Ensino em Segurança Pública (Segen), as ações desenvolvidas na valorização, ensino e capacitação dos profissionais. E as palestras vão abordar temas como o Financiamento do Fundo Nacional de Segurança Pública: eixo de valorização profissional; InovaSusp – Projetos Referenciais para Unidades de Ensino; A Rede Nacional de Altos Estudos em Segurança Pública e Revista Susp; Apresentações de Boas Práticas das instituições participantes.
Até sexta-feira, também vai haver palestras e oficinas com os temas: Rede EaD Segen nas Academias – Propostas e Estratégias para qualificação do Susp; Plano Anual de Ensino e Pesquisa (PAEP); e Metodologias para a Construção de Pesquisas no âmbito do Ministério da Justiça e Segurança Pública com a utilização da Plataforma + Brasil.