logo

Cerca de 6 mil vagas não são preenchidas nas creches e escolas de Araguaína

Aulas já começaram, mas segundo a prefeitura muitas vagas não foram ocupadas. Na Escola Municipal Dom Cornélio Chizzini, apenas 57% das vagas foram preenchidas.

As aulas na rede municipal de Araguaína, norte do Tocantins, já começaram e segundo a prefeitura cerca de seis mil vagas estão disponíveis. Em algumas escolas, a ocupação de estudantes ficou abaixo dos 70%.

No mês de janeiro, o município havia registrado uma queda no número de matrículas. Na época, a secretária de Educação, Elizângela Moura, disse que uma das causas da evasão era o receio dos pais em enviar os filhos para as escolas devido a situação de pandemia.A prefeitura disse que dobrou o número de vagas nas unidades e passou a ter capacidade para atender quase 26 mil alunos do berçário ao 5º ano, nas zonas rural e urbana. No entanto, 5.832 vagas não foram preenchidas. No geral, a ocupação é de 77,42%.

Mas, algumas creches e escolas apresentam uma ocupação abaixo dos 70%. É o caso da Escola Municipal Dom Cornélio Chizzini, no Distrito de Novo Horizonte, a qual possui 290 vagas, mas apenas 168 foram preenchidas, o equivalente a 57%. Isso significa que 122 vagas estão disponíveis.

O município informou que a Escola Cabo Luzimar Machado, no setor Ponte, ainda conta com 66 vagas disponíveis; Escola Vereador Raimundo Falcão Coelho, no setor Tiúba, tem 131 vagas; e a Escola São Miguel no Setor Barra da Grota, ainda conta com 85 vagas abertas.

O cenário é parecido na educação infantil. A Creche Municipal José Xavier, no bairro Novo Horizonte, tem capacidade para atender 163 estudantes. Desse total, 105 alunos estão matriculados, o equivalente a 64,41%.

Todas as vagas disponíveis podem ser consultadas nesse site, ao clicar

em “Mapa das escolas” no menu.

Segundo a gestão, desde 2013, a prefeitura entregou 16 novas unidades de ensino e mais sete reconstruídas e ampliadas. Atualmente, há a construção de uma escola de tempo integral na Vila Azul e outras quatro unidades têm previsão para serem entregues nos próximos anos, nos setores Maracanã e Araguaína Sul e nos assentamentos Manoel Alves e Paraíso.

* Os comentários aqui postados são de inteira responsabilidade de seus autores, não havendo nenhum vínculo de opinião com a Redação da equipe do Portal Tocantins News. Obrigado.